A Caixa Econômica Federal começou a fazer o pagamento aos funcionários públicos municipais e às viúvas e filhos dos já falecidos dos recursos que têm direito no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O pagamento contempla 780 pessoas que trabalharam no período de setembro de 1987 e abril de 1988.
A medida é resultado de uma negociação da prefeitura de Manhuaçu junto a Caixa para liberar o pagamento dos servidores desse período. O dinheiro já foi depositado referente ao período final da década de 80, contudo a liberação dependia da confirmação dos nomes por parte da administração.
Foram cerca de 700 mil reais que estão disponíveis para os funcionários e seus familiares. “Isso representa um aporte considerável de recursos na economia municipal. Felizmente conseguimos uma empresa no início do governo para fazer o levantamento e liberar esses recursos”, afirmou o prefeito Sergio Breder.
A prefeitura teve que levantar todos os dados dos servidores do período e já comunicou a Caixa os nomes dos funcionários com os valores a que têm direito. Esse dinheiro é resultado da mudança do regime dos servidores de celetista para estatutário. “Há um entendimento de que o contrato de trabalho foi encerrado quando o regime mudou, portanto é direito dos servidores receberem o FGTS, mas era preciso levantar todos os dados”, conta o prefeito.
Para sacar os recursos do FGTS é preciso que os servidores procurem o banco com a cópia das páginas da carteira de trabalho em que aparece a foto e o verso; o contrato de trabalho e a mudança de regime. A listagem dos servidores foi afixada na entrada do Paço Municipal, Secretarias de Saúde, Obras e Educação.
Carlos Henrique Cruz - 20/05/07 - 20:12