ALTO CAPARAÓ (MG) - Tecnólogo em gestão ambiental e empresário do setor de turismo em Alto Caparaó, Dalmes Dutra Cardoso Júnior, conhecido Juninho do Artesanato, é o novo Diretor do Parque Nacional do Caparaó.
Conforme a portaria publicada nesta segunda-feira (15), o presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Homero Cerqueira, exonerou Cristhophe Balmant, e nomeou Dalmes Dutra Cardoso Júnior como novo chefe do parque.
Ciente das críticas em torno de sua nomeação, Dalmes Júnior considera que a “preocupação” é desnecessária. “Quem me conhece sabe que tenho formação na área ambiental, pelo curso superior que fiz, além de cursos complementares. Além disso, fui vice e depois presidente durante quatro anos da APROSAMA (Associação Pro-saúde e Meio Ambiente) e realizamos trabalhos com educação ambiental e proteção do meio ambiente”, afirma.
Ao mesmo tempo, como é empresário no ramo de artesanato e de turismo de aventura e ecológico em Alto Caparaó há 22 anos, Dalmes Júnior argumenta que isso deve ser visto como um ponto positivo: “O meu trabalho é ligado diretamente ao Parque do Caparaó e o turismo ecológico e de aventura. Conheço as demandas do setor e dos turistas. Então vejo que posso contribuir muito para o parque e para a região”.
PLANOS
Após a publicação da nomeação para o cargo de direção do Parque do Caparaó, Dalmes Júnior explica que iniciou a transição da chefia. No primeiro momento, está se inteirando dos planos, projetos e parcerias.
“Posso garantir que o que está dando certo terá sequência e as parcerias serão ampliadas com relação ao desenvolvimento do turismo e à preservação do parque e educação ambiental. Quero aproximar o parque da comunidade do entorno. Ouvir as comunidades, participar das questões ambientais, turísticas e econômicas da região”, antecipou.
Redação do Portal Caparaó