Ainda há muita água para passar pela cidade de Manhuaçu. O nível do rio baixa um pouco durante a tarde, mas em São João do Manhuaçu e em Luisburgo voltou a chover. O período de estiagem não foi suficiente para reduzir as áreas alagadas acima da cidade e novos temporais podem inundar ruas novamente e até agravar o quadro atual. Em Realeza, moradores demonstraram preocupação com a barragem (represa) no rio Manhuaçu. CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR
No trecho entre Manhuaçu e São João do Manhuaçu, motoristas relatam que grandes áreas de várzea estão tomadas pelas águas. “Os locais em que o rio tinha espaço, ele tomou. Foi avançando em direção às grandes áreas livres. A gente só vê a copa de algumas árvores e arbustos”, contou um caminhoneiro.
O cenário é praticamente o mesmo no trecho de Manhuaçu a Luisburgo. Vários locais estão inundados. A água ocupou as áreas de alagamento e mudou a paisagem. No lugar do rio calmo há um grande lago de água barrenta.
O que ajuda bastante a cidade de Manhuaçu são as pontes do Parque de Exposição e da BR-262, na Ponte da Aldeia. Elas controlam o fluxo e acabam formando um grande reservatório acima da cidade.
REALEZA
O mesmo processo é visto em Realeza. Na área da barragem, que muitas pessoas comentam sobre comportas a serem abertas, não existe nada de preocupante. São somente quatro grandes registros, que estão abertos, utilizados em tempos de estiagem para manter o nível do lago. ATENÇÃO: NÃO EXISTEM COMPORTAS PARA SEREM ABERTAS.
{youtube}_jiO72Z_TMY{/youtube}
O que preocupa mesmo é o grande volume de água. De forma caudalosa, a correnteza passa pela represa e sai fazendo muito barulho e uma "chuva" fina. Muitas pessoas relataram preocupação com um barranco à direita da saída d´água. A água levou a estrutura de um canal de captação e assustou moradores.
Carlos Henrique Cruz - 06/01/09 - 16:03 - portalcaparao@gmail.com