MANHUAÇU (MG) - O Colégio Tiradentes de Manhuaçu iniciou a campanha Geladeira Cultural. A iniciativa é uma proposta de incentivo à leitura e tem como slongan “Descongele sua mente e alimento suas ideias”.
A proposta foi incentivada pelo casal Alenewton de Paiva Salazar e Luciana Aparecida de Oliveira, pais de uma aluna do 3º ano do Ensino Fundamental I. Eles adquiriram uma geladeira que estava sem uso, reformaram e decoraram para chamar a atenção dos leitores.
O empréstimo será feito sem burocracia, sem fiscais e sem preenchimento de fichas, basta escolher, pegar, ler no local ou levar sem a necessidade de informar a qualquer pessoa. A ideia é que o próprio leitor zele pelo livro e o devolva quando terminar a leitura.
Os livros serão catalogados, seus conteúdos verificados, reformados e repostos toda semana. Junto à geladeira, há uma caixa para doações.
A Geladeira Literária foi instalada na entrada principal do Colégio Tiradentes, em um local visível, de fácil acesso. Um ambiente preparado para que chame a atenção e ative a curiosidade dos possíveis leitores.
O projeto tem como proposta o incentivo à leitura e visa atingir não só alunos do Colégio Tiradentes, mas toda a comunidade.
A iniciativa existe em outras cidades e também em outros espaços públicos de Manhuaçu e agora ganha o reforço com a ação na sede do colégio.
Redação do Portal Caparaó