SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - O Plenário da Câmara Municipal de São Joao do Manhuaçu aprovou, na última semana de agosto, o Projeto de Lei de iniciativa do vereador Silvânio Moisés (Silvânio do Caboclo), que garante às pessoas com fibromialgia o direito a atendimento preferencial em órgãos e empresas públicos e privados de São João do Manhuaçu – da mesma forma como já ocorre com idosos, pessoas com deficiência e gestantes, inclusive em filas e distribuição de senhas.
O autor justifica que os sintomas da fibromialgia – dor muscoesquelética difusa e crônica, fadiga, distúrbios de sono, entre outros – são causa de incapacidade e alterações na qualidade de vida.
“Em tempos de crise aguda, qualquer atividade, por mais simples que seja, se torna um grande transtorno. Assistimos outras cidades com um projeto semelhante e apresentamos aqui em São João, onde alguns pacientes me relataram a importância dessa atenção”, explica Silvânio.
A fibromialgia acomete cerca 2% a 4% da população adulta nos países ocidentais; e as mulheres são 5 a 9 vezes mais afetadas do que os homens. A idade predominante do aparecimento dos sintomas oscila entre os 20 e os 50 anos.
De acordo com Silvânio, já está em entendimento com o Prefeito Sérgio Camilo para regulamentar a norma e estabelecer como as regras serão cumpridas.
Assessoria de Imprensa