MANHUAÇU (MG) - Os alunos da Escola Ludovino Alves Filgueiras (distrito de Ponte do Silva / Manhuaçu) visitaram o 11º Batalhão de Policia Militar. A iniciativa faz parte do projeto “Vamos ao Batalhão”.
O entendimento para o projeto foi resultado da solicitação do Presidente da ADESC (Agência de Desenvolvimento Social do Caparaó) André Farrath com a direção da escola ao Comandante Tenente Coronel Ronaldo Franco de Oliveira.
Na visita, o grupo foi recepcionado pela Tenente Suellen (Assessora de Comunicação Organizacional) e tiveram uma verdadeira aula de civismo, patriotismo, conhecimento e momento de recreação.
Joana Darc, do Projeto Tempo Integral da Escola Ludovino Filgueiras, elogiou o trabalho dos militares em especial ao Comandante Tenente Coronel Franco.
O Diretor do Ministério do Trabalho Jeferson Pessoa participou da solenidade e endossou atitude. “Belíssima iniciativa das entidades em proporcionar formação destes alunos com esse momento de civismo e conhecimento”, ressaltou. Jeferson ainda parabenizou a equipe de diretores e professores da escola de Ponte do Silva.
Houve apresentação da equipe ROCCA – Ronda Ostensiva com Cães. Os policiais apresentaram dois cães - Titan e Fani. Na demonstração, os cães localizaram drogas escondidas num cone e perto do tanque de combustível de um veículo. Houve ainda uma aula sobre trânsito com simulações e práticas em travessia de faixas de pedestres, semáforos, vias, ruas e rodovias.
EMOÇÃO
A segunda parte da visita foi marcada pela apresentação da Banda de Música. O Maestro Lorival Soares executou o Dobrado Cisne Branco (Canção da Marinha) e regeu os alunos num momento único de muita emoção.
O Diretor da Escola, Marcos de Castro, que é saxofonista agradeceu calorosamente o maestro e toda a banda. Presente a bibliotecária Ilza Carla distribuiu uma cartilha do Patrimônio Cultural de Manhuaçu, que registra a Banda do 11º BPM de Manhuaçu como bem inventariado imaterial do município.
Participaram do evento o vice-presidente do CRC-MG (Conselho Regional de Contabilidade) Oscar Lopes, Amantino Gardingo, Rogério Mendes, Vereador Giovanni Mageste Hott, Dezinho e Roney do Grupo Emvida e o Tenente Coronel da Reserva Emerson Luís.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br