BELO HORIZONTE (MG) - Os estudantes de engenharia civil em Manhuaçu, Lara Bahia Martins e Adriano José Oliveira Ferreira foram destaques no Concurso “A Ponte Minascon”, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira, 20/09. Eles ficaram com a segunda colocação no desafio de construir uma ponte de palitos de picolé que tivesse a melhor eficiência.
O Minascon 2019, evento realizado pelo Sistema FIEMG e Sebrae Minas, envolveu um conjunto de mostras e palestras, que apresentaram os assuntos mais importantes do momento para a construção civil e a sociedade em geral. Importantes temas como os ligados à sustentabilidade fizeram parte dos debates, levando em conta o cenário da construção e todas as implicações do tema.
Entre as competições, na sexta, houve o concurso “A Ponte Minascon” que consiste no desafio de construir uma ponte de palitos de picolé e cola branca para um vão de um metro, dezenove duplas participaram do evento e construíram seus protótipos em até doze horas no local do evento.
A dupla que levou o segundo lugar da competição foi Lara Bahia Martins (8º período) e Adriano José Ferreira (10º período), do curso de Engenharia da Faculdade do Futuro de Manhuaçu, com uma ponte de 650 gramas que suportou 330 quilos.
“Foi um pouco cansativo, pois a ponte tem de ser construída num único dia. Porém, foi gratificante. É uma experiência singular aplicar na prática conceitos de engenharia vistos em teoria. O concurso se deu em um clima muito amistoso e além do aprendizado que tivemos ao participar expandimos nossa rede de contatos e sinto me muito feliz em termos podido representar todos os amigos que torceram por nós e nos apoiaram com seus votos de sucesso e conselhos, em especial ao amigo e mentor Pedro Henrique Queiroz de Souza e Carlos Augusto Bonifácio Pires Filho”, destacou Adriano Ferreira.
A estudante Lara Bahia salientou que trabalharam duro para alcançarem uma estrutura leve e resistente. “Acredito que todas as outras duplas fizeram semelhante, inclusive acho que deveria haver mais visibilidade para os outros participantes do evento, não só o primeiro e segundo lugar. Gostaria de dar aqui uma ênfase, por exemplo, à participação das mulheres, que se destacaram com o maior número de ótimas pontes. Isso ajuda a mudar a concepção machista que infelizmente ainda existe na Engenharia Civil".
Os estudantes do 10º período de Engenharia Civil da Univiçosa Maxiliano de Oliveira e Adriano Gomes foram os responsáveis pela ponte de aproximadamente 800 gramas que suportou 402 quilos e faturaram o grande prêmio de R$ 2,5 mil.
O supervisor técnico do SENAI, Leandro Caldeira, falou que a competição tem se tornado mais acirrada a cada edição. “A cada ano as pontes conseguem suportar mais carga e têm apresentado melhor condição estética e de sustentação”, ressaltou. Os vencedores deste ano são os detentores do recorde do concurso mineiro. Antes dos 402 quilos, o recorde estava com os ganhadores de 2016 com uma ponte que suportou 170 quilos.
Carlos Henrique Cruz - com informações da FIEMG / Fotos Divulgação