Portal Caparaó - Autismo: 3º encontro de Mães de Autista é realizado em Manhuaçu
Geral

Autismo: 3º encontro de Mães de Autista é realizado em Manhuaçu

26/09/2019 - Atualizado em 27/09/2019 13h52

MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de trocar experiencias e conscientizar a população sobre como lidar com o TEA (Transtorno do Espectro Autista), ou simplesmente Autismos, aconteceu na tarde do sábado dia 21 de setembro, na igreja Ibasul do bairro Alfa Sul, em Manhuaçu, o 3º encontro de mães de autista de Manhuaçu e Região.

O encontro contou com a participação de mães de autista, profissionais de saúde e membros da sociedade e representantes da Câmara do Vereadores. Os presentes acompanharam uma palestra com a fonoaudióloga e mãe de autista Andréa Karine Silva de Assis Pires.

“Foram abordados tópicos como conceito de autismo, etiologia, causas e estratégias para os pais estimularem seus filhos em casa. As mães puderam acompanhar um profissional realizando, uma intervenção com um autista que estava presente no encontro”, explicou Roselane Caldeira, mãe de Pedro Lucas, uma criança autista e uma das coordenadoras do evento.

Na sequência aconteceu um bate papo com esclarecimentos e troca de informações entre as mães. “O objetivo dos Encontros das Mães de Autista de Manhuaçu e Região é conseguir políticas públicas e direitos aos autistas, assim como atendimentos com profissionais capacitados oferecidos pelo poder público”, completa.

O transtorno de autismo afeta o sistema nervoso.

O alcance e a gravidade dos sintomas podem variar amplamente. Os sintomas mais comuns incluem dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.

O reconhecimento precoce, assim como as terapias comportamentais, educacionais e familiares podem reduzir os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem.

O Vereador Administrador Rodrigo se fez presente no encontro e acompanhou as reivindicações das mães. Ao final do encontro ocorreu um delicioso café para confraternização entre as participantes.

Jailton Pereira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.