REDAÇÃO - Um projeto inovador, desenvolvido por estudantes universitários de Minas Gerais vai representar o Brasil e toda a América do Sul em um concurso na Europa, no mês de outubro. O Go Green in the City Innovation Summit 2019 é um concurso mundial, promovido anualmente pela Schneider Electric, empresa líder na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação. No total, dez duplas de todo o mundo finalistas vão se encontrar na cidade de Barcelona, na Espanha.
O projeto brasileiro classificado para representar toda a América do Sul foi desenvolvido pelo time Neopolis, formado por dois estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mirian Maia e o manhuaçuense Lucas Heringer.
Atualmente com 21 anos, Lucas Pacheco Heringer Batista entrou na faculdade em 2016 e está cursando o 8ª período de Arquitetura e Urbanismo, faltando um ano para a conclusão da graduação na Universidade Federal. Ele é filho único da pedagoga Adriana Ferraz Pacheco Batista e Leondenis Heringer Batista, funcionário público aposentado, com longa carreira na Prefeitura de Manhuaçu.
“Apresentamos o projeto via videoconferência para os executivos da empresa aqui no Continente na fase regional corn as demais equipes da América do Sul”, comentou. “No fim da conferência os jurados anunciaram a dupla classificada para a final e ficamos realmente surpresos e, claro, extremamente felizes. É uma honra poder representar, nesse concurso, a nossa Universidade e o pais. Para mim, em especial, levar também a lembrança da minha cidade e todos que torcem pelo nosso sucesso”, disse Lucas, satisfeito com a conquista.
O foco agora da dupla Mirian Maia e Lucas Heringer é preparar a apresentação do projeto, visando a fase final do concurso, em Barcelona na Espanha, dos dias 02 e 03 de outubro. Apesar do alto nível da competição Lucas está confiante na possiblidade de sucesso e na conquista desse título para o Brasil. “As equipes do restante do mundo serão reunidas e avaliadas por um júri composto por altos executivos da empresa. A própria empresa custeará nosso deslocamento e estadia pelo período da competição”, destacou.
O Go Green in the City é um concurso universitário promovido pela empresa Schneider Electric que tem como 0bjetivo encontrar grandes ideias e soluções inovadoras para tornar as cidades mais inteligentes, eficientes em energia e no desenvolvimento sustentável, 0bservando os impactos sociais e ambientais com a tecnologia e o mundo dos negócios. Todos os times semifinalistas recebem mentoria de especialistas/ colaboradores da Schneider Electric.
A dupla campeã terá a chance de começar uma arteira na Schneider, após fazer uma viagem internacional para visitar duas localidades com unidades da companhia.
O projeto elaborado por Miriam e Lucas tem como objetivo ajudar as pessoas a terem acesso a alimentos orgânicos, através da identificação de espaços vazios nas cidades, reutilização da água da chuva, criação de fazendas urbanas orgânicas e melhoras na eficiência das redes de produção e transporte de alimentos. “O que propusemos é um modo de juntar e cruzar os dados cm potentes computadores que orientem as escolhas e aplicações envolvendo agricultura urbana especificamente, para gerar as melhores combinações e o fortalecimento da cadeia de produção e distribuição local”. “Ai entraria, por exemplo, um aplicativo, que traria essas informações já cruzadas e resumidas de modo que sirvam como um manual para as pessoas envolvidas nesse sistema de produção”, completou Lucas Heringer.
Com informações da Revista Mais