SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - A Administração de São João do Manhuaçu iniciou nesta terça, 01/10, a Campanha Outubro Rosa. A mobilização durante todo o mês busca a divulgação de informações sobre os direitos e a importância de se olhar com atenção para a saúde da mulher.
A campanha visa garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, garantindo prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade nos casos de câncer de mama.
A primeira ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde foi uma passeata que uniu os profissionais da saúde e os alunos da Escola Estadual Professor Juventino Nunes e Escola Municipal Dona Durvalina para chamar a atenção da população para as ações que ocorrerão este mês.
Também o comércio local participou da ação. Diversas lojas decoraram suas vitrines, manequins e expuseram seus produtos em tons de rosa para lembrar sobre essa importante campanha de conscientização.
O Prefeito Sérgio Camilo, o secretário de Saúde Felipe Fonseca e o secretário adjunto Douglas Albergaria participaram da mobilização.
Na passeata foram distribuídos convites das ações que ocorrerão em todos os ESF's da cidade durante este mês.
O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres do mundo inteiro, perdendo apenas para o câncer de pele. De todos os novos casos a doença a cada ano, cerca de 25% são câncer de mama.
Com informações da Secretaria de Saúde