Portal Caparaó - Tachões nas ruas dividem opiniões em Manhuaçu
Segurança

Tachões nas ruas dividem opiniões em Manhuaçu

20/01/2009 - Atualizado em 22/01/2009 12h15
36% dos 958 votos na enquete do Portal Caparaó sobre os tachões (olho de gato) instalados nas ruas de Manhuaçu manifestaram que era melhor retirar todos. Outros 16% não entenderam para que servem.  31% acham que melhoram a segurança e 17% gostaram da idéia. A pergunta foi respondida durante 20 dias. Especialista em Gestão, Segurança e Educação para o trânsito, Gelson Tadeu Lírio,  destacou a utilidade em alguns pontos e os perigos e falhas em outras ruas.   Apesar das opiniões divididas, uma coisa é certa. Os tachões enormes colocados nas ruas de Manhuaçu não são utilizados nem nas rodovias federais. Basta reparar nas estradas da região que são usados equipamentos bem menores e com um atrito mais leve. O modelo fincado nas ruas de Manhuaçu é visto apenas nas lombadas eletrônicas e no lugar de quebra-molas.

Outra questão que precisa ser revista. Em alguns locais, o espaço delimitado como divisão da pista de rolamento para os carros simplesmente não cabe um veículo quando há outro estacionado.

Gelson Tadeu Lírio, instrutor e diretor de Centro de Formação de Condutores, Professor de CRT e pós-graduando em Gestão, Segurança e Educação para o Trânsito, destacou ao Portal Caparaó algumas situações a respeito da sinalização que foi colocada em algumas ruas de Manhuaçu.

“A intenção de sinalizar a cidade é ótima e merece nossos elogios; porém existe algumas regras a serem seguidas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o manual de Sinalização do DENATRAN. A sinalização obedece uma convenção internacional da qual o Brasil é signatário e deve seguir tais normas”, explica.

CORES

Gelson explica que nas ruas em que há divisão de fluxos opostos (mão dupla) e sentido único (mão única) a cor do material refletivo "olho de gato" é diferente. Em vias de mão dupla aplica-se a cor amarela e vias de mão única, a cor branca.

Em algumas ruas de Manhuaçu não foi observada regra para a colocação da sinalização. Foi usada a cor amarela em vias de sentido único de circulação, o que infringe as regras de sinalização estabelecidas. Ele cita, por exemplo, o trecho da Escola Monsenhor Gonzalez até o semáforo da praça Cinco de Novembro. “É mão única, então deveria ser usada a cor branca com elemento refletivo mono-direcional. Ali é permitido mudar de faixa. Além do mais, os tachões acabam provocando choques na suspensão do veículo acarretando problemas”.

Ele concorda que deveria ter sido utilizado o material conhecido como "tachas" e não os "tachões" que foram colocados. “Esses aqui de Manhuaçu são colocados em locais onde não é permitido mudar de faixa de trânsito o que não é o caso de algumas situações”.

Gelson Tadeu diz que é preciso o empenho de todos para que se faça a correção mais rápido possível. “Fica a má impressão para nossa querida cidade por parte das  pessoas que visitam Manhuaçu, de que nosso trânsito está abandonado e que os órgãos responsáveis estão inertes ao problema”, argumenta.

O especialista em trânsito, diz que existe um grande perigo nessa falha. “Uma pessoa que não conhece a cidade pode entrar por uma via de mão única, por entender que a sinalização de cor amarela é uma via de mão dupla. Isso pode causar acidente com consequências mais graves. Trânsito é vida”.

Carlos Henrique Cruz - 11:01 - 20/01/09 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.