PADRE FIALHO / MATIPÓ (MG) - População do distrito de Padre Fialho, em Matipó, participou neste domingo, 27/10, da simulação de evacuação em caso de rompimento da barragem EB II (Estação de Bombeamento) da empresa Samarco.
A atividade de evacuação teve duração de 1 hora (9h às 10h) e contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Prefeitura de Matipó, Defesa Civil Municipal, Samarco, Secretaria Municipal de Saúde, instituições de ensino e imprensa local.
Seis bombeiros foram deslocados da 2ª Companhia em Manhuaçu. Eles foram divididos em dois grupos. Uma equipe foi utilizada para avaliar o tempo de resposta, que foi de 35 minutos para percorrer os 50 km até o distrito. A segunda guarnição permaneceu nos pontos de encontros estabelecidos, apoiando na recepção e controle dos moradores envolvidos na simulação.
O público alvo eram 205 moradores que estão na possível mancha, como é chamada a área de risco, em caso de rompimento da barragem. Compareceram nos pontos de encontro e aderiram ao simulado 374 moradores do distrito de Padre Fialho.
No distrito, existe uma barragem de decantação de água e polpa na Estação de Bombeamento (EB II) do Mineroduto da Samarco. A empresa responsável pelo acompanhamento e auditoria informou que a barragem se encontra estável. Ela tem 15 metros de altura e o volume de 165 mil metros cúbicos. A simulação de emergência é parte do planejamento de segurança do local.