Na visita, Carvalhaes conheceu os procedimentos junto ao presidente da Associação de Cafés Especiais (Scamg) Marcelo Garcia na fazenda Córrego Alto, uma das propriedades certificadas pelo EureGap e pela Utz Kapeh, recentemente.
Ele observou que os produtores têm conseguido otimizar o parque cafeeiro, ou seja, melhorar a produtividade sem aumentar a área de plantio. "Isso deve-se à renovação e à substituição de cafezais antigos, à melhoria nos tratos culturais e até à maior responsabilidade com o meio ambiente", garantiu.
Nelson Carvalhaes acrescentou que mesmo com a questão climática, a Illycaffe vê a região com um potencial muito bom, já que é a segunda área que mais fornece cafés para a torrefadora italiana. “A perspectiva é muito boa para este ano”, afirmou o empresário que chegou a região no domingo pela manhã no Aeroporto Regional de Manhuaçu/Santo Amaro de Minas.
Parceira antiga da illycaffè no Brasil para os contatos com cafeicultores, compra de café verde, controle de qualidade e logística de embarque e exportação do café para Trieste. A empresa foi criada em 1989 por Nelson Carvalhaes, do tradicional Escritório Carvalhaes, que há 87 anos atua no mercado de café. Em 2006, a parceria da illycaffè com a PDS se aprofundou ainda mais com a decisão de se tornarem sócias. Carlos Henrique Cruz - 07:52 - 24/05/07