REDAÇÃO - Chefiada pelo secretário de Agricultura de Manhuaçu, Flânio Alves, uma comitiva manhuaçuense participou da Semana Internacional do Café, realizada no Expominas em Belo Horizonte, entre os dias 20 e 22 de novembro. Foram três dias de conexões, aprendizados, atualizações, conversas em meio a 80 mil xícaras de cafés servidas, 23 mil visitantes e a estimativa de que tenham sido iniciados negócios em torno de R$ 50 milhões.
De quarta a sexta-feira, estiveram reunidos no Expominas agricultores, torrefadores, compradores, exportadores, empresários, baristas, indústria cafeeira e apreciadores da bebida, além de representantes de mais de 40 países. Este ano, a Semana Internacional do Café teve 220 expositores, 25% a mais que no ano anterior; contou com o Pátio do Produtor, que reuniu maquinário agrícola, além de vários estandes com insumos; mostra de arte, com pinturas que tinham como tema o café; e exposição de embalagens do concurso Espresso Design, para valorização da apresentação dos produtos.
“Tivemos a oportunidade de trocar experiências com produtores de café de várias partes do mundo. Isso é muito importante, pois aprendemos e podemos implantar algumas ideias no nosso município. Tivemos um stand com produtos da nossa região também, valorizando a produção local. Foi uma primeira experiência incrível para todos nós que participamos”, comentou Flânio Alves.