MANHUAÇU (MG) - Cerimônia realizada no Fórum Desembargador Alonso Starling, em Manhuaçu, na sexta-feira, 13/12, marcou a entrega de Medalha Desembargador Hélio Costa ao Pastor Sérgio de Oliveira Veiga, fundador DAREI e membro da Academia Manhuaçuense de Letras (AML).
A cerimônia foi conduzida pelo Juiz Diretor do Foro, Dr. Marco Antônio, com presença do Presidente da OAB Dr. José Paulo Hott, vice-prefeito Renato Cezar Von Randow, vereador Rogério Filgueiras Gomes (representando a Câmara Municipal), representante do Ministério Público, Comandante do 11º BPM Tenente-coronel Ronaldo Franco e membros da Academia Manhuaçuense de Letras.
O Juiz Diretor do Foro, Dr. Marco Antônio, destacou o reconhecimento do TJMG: “A importância desta homenagem é o reconhecimento oficial do TJMG ao trabalho executado com tanto primor, carinho e abnegação pelo pastor Sérgio Veiga há mais de 30 anos. Especialmente numa área tão sensível, que são as crianças e adolescentes em situação de risco”.
O magistrado ainda lembrou o resultado das ações: “Ao longo de 34 anos, a DAREI atendeu quase mil crianças que, por um motivo ou outro, não tiveram no seio de suas famílias o acolhimento e a proteção que se espera de pais e mães. Por outro lado, na DAREI foram acolhidas, protegidas e de lá partiram para seguir suas vidas em novos lares e outro olhar da vida, de acordo com o que lá aprenderam. Esse trabalho foi coroado com o reconhecimento do TJMG pela relevância do que fizeram nesses anos todos e que foi conduzido pelo Pastor Sérgio Veiga, que serve de exemplo para todos nós”, completou o Dr. Marco Antônio.
A justa homenagem foi um reconhecimento ao trabalho conduzido pelo Pastor Sérgio Veiga com uma série de voluntários em prol de Manhuaçu, principalmente em função das crianças na DAREI.
Para o homenageado foi um momento de surpresa e gratidão: “Foi uma grande surpresa ter sido escolhido para essa homenagem, pois geralmente essa comenda é entregue a autoridades do judiciário e advogados. É um reconhecimento ao trabalho da DAREI nesses 34 anos em que a entidade tem acolhido cerca de mil crianças e adolescentes. Eu considero que é um reconhecimento da Justiça de Minas às entidades que fazem trabalhos sociais. Estão de parabéns a DAREI, com todos os seus funcionários e gestores nesses 34 anos de histórias. Todos que indistintamente auxiliaram nos trabalhos dessa entidade. Além da surpresa, tem a nossa gratidão e quero repartir com todos que ajudaram. É um trabalho de todos”.
A Medalha Desembargador "Hélio Costa", é uma comenda que é entregue bienalmente às pessoas que prestaram relevantes serviços ao Poder Judiciário em Minas Gerais, desde 1996 em todas as comarcas do Estado.
O nome do homenageado é aprovado por uma Comissão presidida por representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, 54ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Poder Executivo e Poder Legislativo de Manhuaçu.
A mais alta comenda concedida pelo TJMG recebeu a denominação de "Desembargador Hélio Costa", para homenagear o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que também foi corregedor-geral de Justiça, além de outros cargos relevantes no Estado. O desembargador Hélio Costa nasceu em 1914 e faleceu em 2011, aos 97 anos.
Carlos Henrique Cruz - com informações