Portal Caparaó - Caratinga e Ponte Nova serão Companhias Independentes
Segurança

Caratinga e Ponte Nova serão Companhias Independentes

04/02/2009 - Atualizado em 07/02/2009 09h18

Autoridades de Manhuaçu prestigiaram em Ipatinga a posse do Coronel Geraldo Henrique Guimarães da Silva no Comando Regional de Policiamento. A cerimônia também marcou a passagem de comando do 14º BPM. A principal notícia é que a área do 11º Batalhão de Polícia Militar começa a ser dividida em duas novas companhias independentes: Caratinga e Ponte Nova.

Depois de seis meses no Comando Regional de Unaí, no noroeste do estado, o Coronel Geraldo Henrique retorna para a região. Ele comandou o batalhão em Manhuaçu por cinco anos e é natural de Caratinga, apesar de ter crescido em Bom Jesus do Galho. Trabalhou também no pelotão de Inhapim. Essa experiência e conhecimento da região foram fundamentais também para o retorno agora como comandante regional.

Ele assumiu no lugar do Coronel Gilberto Cabral Costa, que agora chefia o Estado Maior da Polícia Militar.

A 12ª Região da Polícia Militar (RPM) foi criada em 03 de dezembro de 2004, através da Resolução Nº 3.785/04. Constitui-se em Unidade de Direção Intermediária, responsável perante o Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, pela coordenação, controle e emprego operacional do 11º BPM (Manhuaçu), 14º BPM (Ipatinga), 26º BPM (Itabira)  e 17ª Companhia Independente (João Monlevade).

CARATINGA E PONTE NOVA

Além da satisfação em assumir o comando regional, o Coronel Geraldo Henrique adiantou as mudanças já definidas pelo Comando Geral da PM em relação ao 11º Batalhão de Polícia Militar. As sessenta cidades sob sua jurisdição serão divididas entre a sede de Manhuaçu e duas companhias independentes: Ponte Nova e Caratinga. “As áreas foram divididas de forma que o emprego policial será mais interessante. Manhuaçu fica com 23 municípios (entre Mutum e Abre Campo), Caratinga cuida da área que abrange até Ipanema e Ponte Nova assume a área até Rio Casca”, resumiu.

VEJA AS FOTOS

Geraldo Henrique ressaltou que as duas novas companhias mostram também a preocupação da Polícia Militar em atender bem a essas comunidades. “Isso vai permitir mais policiais, ações mais efetivas e uma aproximação ainda maior”, garantiu. O 11º Batalhão de Polícia Militar ainda dará o suporte administrativo em algumas demandas paras novas companhias independentes.

O coronel lembrou ainda suas propostas para a área do Comando Regional. “Vamos fazer um grande levantamento das demandas, estabelecer estratégias e metas. Buscaremos parcerias e a integração com a Polícia Civil, Prefeituras, Câmaras, Judiciário e Ministério Público. Todos devemos nos unir”.

PRESTÍGIO

Vários oficiais do 11º BPM, militares da reserva e autoridades de Manhuaçu prestigiaram a posse de Geraldo Henrique. Ao lado do comandante do 11º, Tenente-coronel Ney Castro, o Prefeito Sergio Breder, o vice-prefeito Adejair Barros, o presidente da Câmara Toninho Gama, o secretário de Administração Geraldo Dangelo, o Delegado Regional Dr. Lourival Silva Pereira, o Diretor da Superintendência Regional de Ensino João Pessoa Cunha, membros da Maçonaria e amigos estiveram em Ipatinga nesta terça-feira.

Para o prefeito de Manhuaçu, o Coronel Henrique é um dos homens mais sérios que já conheceu. “Sua passagem pelo comando em Manhuaçu foi um marco de parceria e competência. Agora no Comando Regional ele continuará prestigiando nossa cidade também”, afirmou.

Sérgio Breder ainda confirmou a entrega de duas motocicletas e um automóvel para o 11º BPM investir no policiamento de trânsito de Manhuaçu. A cerimônia foi agendada com o Tenente-Coronel Ney Castro.

Para o presidente da Câmara Toninho Gama, a posse de Geraldo Henrique apenas confirmou sua trajetória de excelentes serviços à PMMG. “É um reconhecimento a um homem que foi sempre um parceiro das comunidades, como Manhuaçu bem sabe, comprometido com a questão da segurança pública e que eu torço para que continue nessa trajetória de grande sucesso”. Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira - 04/02/09 - 19:10 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.