MANHUAÇU (MG) - Desde o final de janeiro, quando as fortes chuvas assolaram a região causando estragos e mortes em toda a região, foi montado em Manhuaçu, um gabinete de gestão de crise formado por técnicos da Defesa Civil Estadual, para atender a demanda de todos os municípios da região.
A equipe coordenada pelo Capitão Firme, o gabinete provisório contou ainda com a participação do Comandante da 5º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros, com sede em Governador Valadares, Coronel Alexandre, o Comandante do 11º Batalhão de Corpo Bombeiros de Minas Gerais, Tem. Cel. Nunes, e ainda o Comando da 12ª Região da Polícia Militar, Coronel Sérvio e o Comando da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Manhuaçu, Tenente Flávio Mota e o comando do 11º Batalhão da PMMG, Ten. Cel. Ronaldo Franco e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Manhuaçu.
No início da noite desta segunda-feira, chegou a Manhuaçu, o Coordenador Adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, Tenente Coronel Godinho e juntamente com Técnicos do Governo Federal estarão atendendo os municípios vizinhos com orientação e capacitação de engenheiros e responsáveis técnicos para elaboração de projetos para captação de recursos financeiros para os municípios. “Nossa primeira ação foi atender às vitimas da enchente, o socorro à vida, na sequência a limpeza das cidades e ajuda às pessoas para que aos poucos pudesse recomeçar e ir voltando à normalidade e agora é hora de recuperar o que foi perdido e para isso é preciso de recursos financeiros e estes precisam chegar agora e não daqui a seis meses. Então estamos em Manhuaçu e nesta terça-feira durante todo o dia vamos atender todos os municípios desta micro região”, explica Ten. Cel. Godinho.
Ainda nesta terça-feira, o Coordenador Adjunto da Defesa Civil e equipe estarão sobrevoando as áreas mais criticas da região e depois estarão em Ubá e no fim do dia retornam a Manhuaçu. “Uma característica peculiar aqui na região é que tivemos várias famílias que trabalham nas lavouras de café e estas, mesmo que não sofreram prejuízos e danos materiais diretos com as chuvas, foram prejudicados com a destruição da lavoura ou ficaram sem acesso ao trabalho neste período e estas famílias também serão assistidas, por isso a importância do trabalho minucioso da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de assistência Social dos municípios atingidos, pois eles conhecem as necessidades e a realidade do seu município”, completa.
O atendimento acontece no Gabinete de Gestão de Crise, montado no Paço Municipal no centro de Manhuaçu durante toda essa terça-feira.
Jailton Pereira