Portal Caparaó - Coronavírus: Empresas, órgãos públicos e faculdades suspendem aulas e atividades na região
Geral

Coronavírus: Empresas, órgãos públicos e faculdades suspendem aulas e atividades na região

16/03/2020 - Atualizado em 17/03/2020 16h42

REDAÇÃO - Sem medidas de restrição de contato social, como cancelamento de eventos, o ministério da Saúde estima que os casos de covid-19, doença causada pelo coronavírus, dobrarão a cada três dias no país.

Para evitar esse cenário, documento do Centro de Operações de Emergências montado pelo ministério recomenda a estados e municípios medidas para "minimizar o contato próximo entre as pessoas antes e durante o pico da epidemia", além de campanhas de conscientização sobre higienização e etiqueta respiratória.

Nesta segunda, 16/03, diversas instituições restringiram o acesso e circulação de pessoas. Em Manhuaçu, a Polícia Civil decidiu suspender os exames de legislação de trânsito por uma semana, já que as provas eletrônicas são feitas em ambiente fechado e sem circulação de ar.

O Poder Judiciário determinou medidas semelhantes com a redução de expediente ao público. As audiências devem ser limitadas aos casos realmente necessários e os prazos estão sendo adiados. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) adiou o exame nacional. No mesmo sentido, eventos institucionais estão sendo cancelados ou adiados.

No mesmo sentido, entidades de classe estão reduzindo atendimento ao público e dando preferência a serviços online. Lojas maçônicas, associações, empresas e igrejas também adotaram a suspensão de atividades e o adiamento de eventos.

O Governo de Minas Gerais anunciou que as escolas da rede estadual paralisem as atividades a partir de quarta-feira, dia 18. Em decisão nesta segunda-feira (16), o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) decretou suspensão das aulas de escolas particulares no Estado entre os dias 18 e 31 de março, sob pena de multa.

FACULDADES

Até a noite de segunda, na região, o Instituto Federal Sudeste de Minas – Campus Realeza / Manhuaçu decidiu suspender as atividades também a partir desta terça, 17. A mesma decisão foi comunicada pela Unopar e pelas Faculdades Doctum em suas redes sociais.

Em Matipó, a direção da Univértix também determinou a suspensão das aulas dos cursos mantidos pela instituição de ensino superior.

Além das aulas, não serão realizados congressos, simpósios, formaturas, eventos, serviços de refeitório e viagens internacionais.

SEIS CASOS CONFIRMADOS EM MINAS

Até a segunda-feira, 16/03, foram notificados 511 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 85 foram descartados, 420 estão em investigação como suspeitos e seis casos foram confirmados. Em Minas Gerais, foram confirmados casos nos municípios de: Ipatinga ( 1 caso - mulher de 38 anos, com histórico de viagem para Israel); Divinópolis ( 1 caso - mulher de 47 anos e histórico de viagem para a Itália); Juiz de Fora ( 2 casos - 1 homem de 65 anos, com histórico de viagem para os Estados Unidos e 1 homem de 30 anos, em que está sendo investigado se há histórico de viagem para o exterior); Belo Horizonte ( 1 caso - uma mulher de 34 anos, em que está sendo investigado se há histórico de viagem para o exterior ) e Patrocínio ( 1 caso - mulher de 37 anos com histórico de viagem para a Itália).

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.