MANHUAÇU (MG) - Manhuaçu passa a ter três casos suspeitos de COVID-19 (coronavírus). Em boletim divulgado nesta segunda-feira, 16, a Secretaria de Saúde de Manhuaçu atualizou o número de pacientes.
No boletim epidemiológico, o caso é um paciente que reside em Manhuaçu e teve histórico de viagem para o Salvador – BA neste mês. Ele retornou à cidade no sábado, 14/03.
Os sintomas para o coronavírus iniciaram em 12/03. O paciente relatou tosse, dificuldade para respirar e dor de garganta. Não hospitalizou e está em isolamento domiciliar.
A coleta para análise foi realizada em domicílio nesta segunda (16/03) pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O material foi encaminhado para a FUNED.
ALERTA LOCAL
Sensibilizada com a luta contra o novo Coronavírus COVID-19, a prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, decretou estado de “alerta” local logo após o decreto de situação de emergência em saúde pública determinado pelo Estado e pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o documento, o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus COVID-19, elaborado pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, datado de fevereiro de 2020, estabelece o nível de “alerta” para resposta às ameaças atuais representadas pelo COVID-19.
Toda medida adotada pelo poder público diante do quadro atual de infecções pelo COVID-19 deve ser proporcional e restrita aos riscos vigentes. O nível de resposta de “alerta” corresponde a uma situação em que o risco de introdução do SARS-COV-2 seja elevado.
O decreto abrange toda a extensão do Município de Manhuaçu. A Secretaria de Saúde, em consonância com o Plano de Contingência Nacional, será responsável por instalar um comitê gestor para monitoramento da emergência em saúde pública declarada pelo governo de Minas Gerais.
Além disso, dentre outras atribuições, o comitê gestor deverá manter a população informada por meio de boletim epidemiológico municipal, diariamente, nas mídias locais e redes sociais; reforçar a importância da comunicação e notificação imediata de casos suspeitos para infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).
O decreto vigerá pelo prazo de 90 (noventa) dias a contar de sua publicação, podendo ser prorrogado por ato de mesma natureza da Prefeita Municipal, seguindo recomendação da Secretária Municipal de Saúde
SEIS CASOS CONFIRMADOS EM MINAS
Até a segunda-feira, 16/03, foram notificados 511 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 85 foram descartados, 420 estão em investigação como suspeitos e seis casos foram confirmados. Em Minas Gerais, foram confirmados casos nos municípios de: Ipatinga ( 1 caso - mulher de 38 anos, com histórico de viagem para Israel); Divinópolis ( 1 caso - mulher de 47 anos e histórico de viagem para a Itália); Juiz de Fora ( 2 casos - 1 homem de 65 anos, com histórico de viagem para os Estados Unidos e 1 homem de 30 anos, em que está sendo investigado se há histórico de viagem para o exterior); Belo Horizonte ( 1 caso - uma mulher de 34 anos, em que está sendo investigado se há histórico de viagem para o exterior ) e Patrocínio ( 1 caso - mulher de 37 anos com histórico de viagem para a Itália).
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br - Foto Lucas Knupp