MANHUAÇU (MG) - Cinco entidades do setor empresarial de Manhuaçu protocolaram junto à Prefeitura Municipal uma solicitação para a flexibilização na abertura do comercio, seguindo as normas do Ministério da Saúde.
No documento encaminhado ao Governo Municipal e ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19, a Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação de Contabilistas (Ascon), o Sindicato do Comércio Varejista (Sindicomércio) e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó (ADESC) pediram que sejam revistas as restrições ao funcionamento do comércio de Manhuaçu.
Além disso, eles sugerem que Manhuaçu siga as recomendações baseadas no decreto nº 065/2020, da Prefeitura de Caratinga (MG).
Segundo as entidades, a administração daquela cidade adotou medidas no sentido de amenizar as restrições junto ao comércio, considerando as orientações dos órgãos governamentais e também as determinações de higienização e proteção.
“Acreditamos que a liberação do comércio em nossa cidade, seguindo os parâmetros permitidos e as obrigações e responsabilidades dos comerciantes, aliviariam as grandes dificuldades financeiras dos mesmos. Lembrando que, a cidade vizinha tem o porte habitacional e económico de nossa realidade e não há notícia de pandemia do município de Manhuaçu”, afirmam no texto do documento.
Ao final, as cinco instituições cobram, em caráter de urgência urgentíssima, um posicionamento da prefeitura e do comitê Covid-19 já que “a morosidade uma definição irá causar prejuízos econômicos ainda maiores”.
O documento é assinado pelo Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), Silvério Afonso, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Elias Temer Júnior, da Associação de Contabilistas (Ascon) Daniel Gerhard Batista, do Sindicato do Comércio Varejista (Sindicomércio) Henrique César de Oliveira e da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó (ADESC) André Farrath.
Em Caratinga, o decreto permitiu a reabertura do comércio em sua totalidade desde que seguidas medidas de higiene e prevenção.
Abaixo o documento encaminhado à Prefeitura de Manhuaçu