REDAÇÃO - Tão logo se divulga o boletim, começam alguns comentários (alguns até maldosos) e outras teorias (até que a imprensa é que inventa os casos)! Existem outras teorias, por exemplo que a terra é plana! E há aqueles que acreditam que é uma grande conspiração mundial liderada por algum segmento específico.
A imprensa faz seu trabalho de divulgar os fatos. Em muitas das vezes, há limitações legais. A principal delas é a divulgação de nomes! Existem pessoas que inundam nossas redes sociais questionando quem é o caso confirmado. Além de ser proibido expor doenças de pacientes (a não ser que a pessoa se manifeste), se fosse divulgado com certeza haveria uma parte que começaria a criticar, apontar dedos e até atacar e ofender a pessoa contaminada. Em tempos de internet e julgamentos virtuais das redes socais, bom senso e empatia deveriam prevalecer.
Coloque-se no lugar do outro, antes de sair criticando!
Aproveitando isso, vamos a perguntas e respostas sobre a Covid-19:
QUEM SÃO OS INFECTADOS? POR QUE NÃO FALAM OS NOMES PARA SABERMOS SE TIVEMOS CONTATO?
É proibido, por lei, expor o nome ou imagem de qualquer pessoa por conta de doenças e etc. Nem se a secretaria de saúde quisesse ela poderia divulgar o nome. Também não é permitido dizer onde mora e nem dar nenhuma informação que possa dar pistas sobre a identidade da pessoa.
ESSAS NOTÍCIAS SÃO APENAS PARA CAUSAR PÂNICO E MEDO NA POPULAÇÃO?
De maneira nenhuma! A equipe de saúde tem realizado um trabalho sério e eficiente, dentro das possibilidades e realidade de cada cidade.
Qualquer um com um mínimo de bom senso consegue saber que o cenário é real e que não faz nenhum sentido em se acreditar em uma conspiração para amedrontar a população.
Existe a previsão de reabertura parcial do comércio de Manhuaçu a partir do dia 20, mas com uma série de medidas de prevenção e restrições. Não há necessidade de pânico e sim de prevenção.
MAS O MEU COMÉRCIO NÃO TEM PERIGO, JÁ QUE A RUA ESTÁ CHEIA DE GENTE. A FILA DOS BANCOS E LOTÉRICAS ESTÁ LOTADA. SUPERMERCADO, POSTO DE GASOLINA ENTÃO O VÍRUS NÃO PEGA?
Sobre as filas de bancos e lotéricas o que falta é bom senso. Já pensou se o comerciante ou a prefeitura ter que ficar indo em um por um na fila para dizer o óbvio. Vamos falar em bom mineirês: arreda!
O coronavírus não escolhe trabalhadores de supermercado ou de posto de gasolina, nem policiais, nem profissionais da saúde. Todos corremos riscos. Mais uma vez é bom senso: são serviços essenciais. O que é preciso é garantir que eles tenham os materiais necessários para se prevenir.
A TAL CURVA NUNCA QUE É ACHATADA. CADÊ O TAL PICO?
Todos aqui já cansaram de ouvir sobre a necessidade de achatar a curva de casos. O tal pico da pandemia já mudou de março para abril e até foi para maio.
Em Manhuaçu, a preocupação é clara com a curva de infectados, possibilidade de óbitos, taxa de ocupação de leitos de enfermaria e leitos de UTI.
O Hospital César Leite atende a região inteira, com cerca de 400 mil habitantes, e tem somente 10 leitos de UTI Covid-19.
Se o cenário se agravar, com o aumento na velocidade de casos, realmente será o caos.
ESTES CASOS SÓ APARECEM COMO DESCULPA PARA NÃO SE PERMITIR ABRIR O COMÉRCIO?
Não! Isso também não faz o menor sentido. A prefeitura municipal não precisa inventar desculpa para fechar comércio.
Além disso, se a administração municipal decidir fechar o comércio, pode ter certeza que é por acreditar ser extremamente necessário, pois não há NENHUMA VANTAGEM para o município em ter o seu comércio fechado. O município não ganha nada com o comércio ficando fechado. Nem a prefeita, nem vereadores. E nem ninguém.
Como dito antes, a previsão é abrir o comércio de Manhuaçu no dia 20 com restrições e horário reduzido. Existem opções entre o isolamento total e o seletivo. Algumas cidades já flexibilizaram essas regras.
POR QUE NÃO PROIBIRAM A ENTRADA DE PESSOAS NA CIDADE?
Nenhuma cidade no Brasil proibiu a entrada e saída de pessoas. Os prefeitos não têm autoridade para fechar as rodovias de acesso às cidades. Se você recebeu qualquer informação de que na cidade X está fechada, a informação é exagerada!
As cidades têm feito barreiras sanitárias, mas essas barreiras não podem impedir a entrada na cidade, elas apenas monitoram a circulação, orientam e pedem que os visitantes fiquem em isolamento.
COMO VAMOS NOS PROTEGER SEM SABER DETALHES DOS CONTAMINADOS? O QUE A PREFEITURA ESTÁ FAZENDO NESSE SENTIDO?
Quem está contaminado recebe o resultado do seu exame. É a própria pessoa que informa com quem ela esteve. Se a pessoa for para as redes sociais e quiser expor o resultado dela é uma decisão pessoal.
A prefeitura está fazendo o que pode informando que a melhor forma de se proteger é ficar em casa, respeitando o isolamento social.
Se houver necessidade real para sair, siga as instruções de prevenção.
Redação do Portal Caparaó com informações do Portal Espera Feliz