MANHUAÇU (MG) - Um grupo de comerciantes que representa aproximadamente diversos comerciantes de Manhuaçu realizou um protesto na porta da Prefeitura, no início da tarde desta terça feira, 12/05.
Segundo seus representantes, “a Prefeitura está muito preocupada em tomar medidas ineficazes como o fechamento do Comércio, mas pouco se preocupa em controlar as aglomerações que estão acontecendo durante todos os dias nas portas dos Bancos”.
Os comerciantes criticam o posicionamento da Prefeitura e reclamam da falta de diálogo. “Quando eles dizem que estão conversando com os comerciantes, estão ouvindo somente os grandes comerciantes.”
Aumentar o período de atendimento dos Bancos, a abertura do comércio em horário integral (seguindo as regras) e a utilização dos fiscais da Prefeitura para Campanha de conscientização são medidas eficazes, de fácil realização e que não afetam a saúde financeira do Município. Os comerciantes não estão conseguindo cumprir com seus compromissos e alertam para a situação de colapso financeiro.
O Comércio de Manhuaçu foi obrigado a encerrar suas atividades de forma precoce, por um longo período.
De acordo com os comerciantes, a Prefeitura Municipal de Manhuaçu teve tempo suficiente para tomar medidas de combate a qualquer possível proliferação do vírus COVID-19 e os recursos disponibilizados se fazem presentes.
As medidas de segurança e o cumprimento dessas medidas é que irão minimizar a proliferação do vírus.
Os comerciantes já protocolaram vários Ofícios junto ao Ministério Público e à Prefeitura Municipal de Manhuaçu solicitando a reabertura total do Comércio de Manhuaçu, sem restrição de horários, adotando todas as medidas cabíveis de orientações sanitários para o devido combate a qualquer possível proliferação do vírus COVID-19.