Portal Caparaó - Profissionais da Saúde Mental se unem para lembrar o Dia da Luta Antimanicomial
Entretenimento

Profissionais da Saúde Mental se unem para lembrar o Dia da Luta Antimanicomial

19/05/2020 - Atualizado em 20/05/2020 08h21

MANHUAÇU (MG) - Mesmo diante da Pandemia do coronavírus, os profissionais que atuam na saúde mental do município de Manhuaçu (CAPS AD,CAPS II e CAPSi)continuam o trabalho com foco no atendimento às pessoas, que são acompanhadas pelo serviço bem como urgências e emergências psiquiátricas.

Assim, tem sido também as ações para combater o preconceito em relação às pessoas com transtornos mentais e, às que fazem abuso de álcool e outras drogas também consideradas questões de saúde mental. Para alcançar os resultados almejados, o Centro de Atenção Psicossocial tem desenvolvido as ações, sobretudo, para que haja o entendimento da própria família no processo de recuperação.

Para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), os funcionários dos três CAPS se reuniram para gravar uma mensagem alusiva a data. Todos os anos, há uma programação específica,mas, devido a situação do novo coronavírus tornou-se impossível realizar as atividades relativas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Na peça produzida, eles passam uma mensagem sobre comportamento, informações sobre a importância da sociedade respeitar o portador de transtorno mental, a forma de tratamento e a paciência para a convivência. Para interagirem, os funcionários usaram várias formas no visual  a fim de chamar a atenção de toda a sociedade.

 O coordenador municipal de saúde mental, Dimitri Xavier Borges destaca que essa foi uma forma diferente e criativa, para lembrar o dia 18 de maio. Ao mesmo tempo, fazer com que a mensagem chegue de maneira bem clara e, todas as pessoas unam forças, tenham consciência e fortaleçam os movimentos de luta, para uma sociedade sem manicômios, sem prisões ou qualquer tipo de instituição que reproduza a lógica e as práticas manicomiais. "Fizemos algo que reúne a orientação sobre o dia 18 de  maio(Dia Nacional da Luta Antimanicomial),o trabalho da saúde mental e a conscientização sobre o novo coronavírus",destaca Dimitri Xavier Borges.

Assessoria da Secretaria de Saúde

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.