O comandante da 22ª Companhia Independente de Caratinga, Major Wanderson Santiago reuniu a imprensa na manhã de segunda-feira, 02 de março, para anunciar oficialmente o lançamento da Patrulha Rural. Inicialmente duas viaturas e duas motocicletas estão à disposição da Patrulha, comandada pelo Tenente Sanglard.
Já com alguma experiência em operação com motos, o Sargento Tavares e o Cabo Emerson, irão percorrer a zona rural de motocicleta, transporte considerado rápido, econômico e discreto. Anteriormente sem condições de dar uma atenção mais efetiva no campo, a partir de agora a PM conta com um policiamento constante, o que deve facilitar no levantamento de dados estatísticos, inclusive, com operações mais direcionadas, levando-se em consideração a realidade de cada região.
Para realizar o trabalho no campo, os policiais irão adquirir conhecimentos sobre técnicas com treinamento focado nas peculiaridades do meio rural. O projeto prevê diversas ações já comuns em outras cidades do estado e agora em vias de serem implementadas em Caratinga, como o cadastro de todos os produtores do município, de seus funcionários e até as placas dos carros de cada um deles (patrões e empregados). Isso deve facilitar o trabalho da PM, entre outras ações.
Mas a Patrulha Rural pode até mesmo elucidar crimes não cometidos contra ruralistas, no caso de criminosos que se refugiam no campo e podem ser recapturados pela patrulha rural. Segundo Major Santiago, a Patrulha Rural vai possibilitar um conhecimento real da realidade do campo, com o levantamento de dados estatísticos, para melhor programar as ações da polícia militar. Ainda na segunda dia 02, as viaturas e as motos patrulharam os distritos de Patrocínio, São João do Jacutinga e Santo Antônio do Manhuaçu. Valter Oliveira Costa - Tribuna das Gerais - 03/03/09 - 19:31 - portalcaparao@gmail.com