O Colégio Tiradentes da Polícia Militar comemorou 44 anos de existência em Manhuaçu, na sexta-feira, 6. A solenidade comemorou o excelente desempenho dos alunos e a condição de destaque de um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino de toda a região. Além da comemoração, a data festiva marcou a posse da diretoria para o biênio 2009-2010.
A diretora pedagógica Valéria de Aquino Xavier continua à frente da escola e agora tem como vice, a supervisora Simone Cotta Gomes Sotte. A posse foi o primeiro momento da solenidade promovida com apoio do 11º Batalhão de Polícia Militar.
Com a participação dos alunos, a cerimônia foi marcada por uma emocionante homenagem aos funcionários mais antigos da escola. Professores que trabalham há mais de 26 anos no educandário e os ex-diretores. Uma missa em ação de graças foi realizada na Matriz de São Lourenço e um culto será realizado na sede do colégio.
HISTÓRIA
O Colégio Tiradentes foi criado no estado de Minas Gerais em 1949, a partir do idealismo e esforço de alguns oficiais da Polícia Militar com o objetivo de oferecer educação escolar aos policiais militares e seus dependentes.
A unidade de Manhuaçu, foi criado pelo então Comandante do 11° BPM, Major Luiz Nunes Neto, em dezembro de 1964. Foi designado como primeiro Diretor o Dr. Ary Nogueira da Gama e para as atividades de secretário o Capitão Fábio do Patrocínio. Em fevereiro de 1965 foi realizado o primeiro exame de seleção e as aulas tiveram início em março.
Funcionou inicialmente em prédio cedido pela Educadora Sociedade Anônima (ESA), tendo sido a benção das instalações feitas pelo Padre Antônio Miranda, atual Bispo de Lorena, no Estado de São Paulo. A aula inaugural foi proferida pelo Major José Ribeiro do Vale. Em 1965, o CTPM funcionou com três primeiras séries diurnas, duas primeiras séries noturnas e um científico também noturno.
Em abril de 1967, foi instalado no prédio que ocupa hoje. A sede foi construída por militares, que mesmo não tendo instalação próprias, não mediram esforços para dotar a cidade de Manhuaçu de um colégio com Instalações funcionais. O batalhão só foi inaugurado quatro anos depois.
Ao longo de todos esses anos, o Colégio Tiradentes se consolidou como uma das grande escolas de Manhuaçu. Ele se tornou uma referência regional. A procura por vagas é intensa, graças à qualidade do ensino oferecido.
“Sentimos muito orgulho do nosso Colégio Tiradentes e esperamos, na condição de Diretor Administrativo da escola, envidar todos os esforços para que mantenha sua trajetória de sucesso”, afirmou o Tenente-coronel Ney de Castro, comandante do 11º BPM.
A Diretora Pedagógica do Colégio, Professora Valéria de Aquino afirma que é uma satisfação enorme estar à frente do Colégio. “Para o biênio 2009/2010, esperamos continuar nossa trajetória de sucesso. Vários alunos da escola foram aprovados em diversos concursos e vestibulares faculdades particulares e em universidades públicas. Todo este êxito, sem dúvidas, deve ser creditado a equipe de funcionários e professores do Colégio que se dedicam com amor e profissionalismo na difícil arte de educar”, conclui a diretora.
CULTURA E ESPORTE
O Colégio Tiradentes organiza periodicamente torneios esportivos internos para incentivar os alunos à prática de esportes diversos e com sua estrutura oferece cinco modalidades diferentes.
O colégio dispõe de Ginásio Poliesportivo Coberto para a prática de diversas modalidades esportivas e ainda utiliza, em complementação, o complexo desportivo do 11º BPM, com piscina, quadra poliesportiva, campo de futebol e quadras de peteca.
Além dos torneios internos, o Colégio Tiradentes também participa de torneios externos organizados em Manhuaçu e região, sempre com alunos extremamente preparados e conseguindo as melhores posições no ranking regional.
Ainda funciona na escola o Programa Flautistas do Futuro, desenvolvido pela Banda de Música do 11º BPM que ensina aos alunos tocar flauta, além de conceitos sobre música.
Assessoria de Comunicação Organizacional - 09/03/09 - 22:55 - portalcaparao@gmail.com