LAJINHA (MG) - O dia 27/07 é mais um daqueles que marcarão a história da cooperativa. Pela primeira vez em 41 anos de existência, a Coocafé realizou uma Assembleia Geral Ordinária de forma totalmente digital. O principal evento da cooperativa, onde são votadas e deliberadas todas as ações futuras, seria realizado em março, mas precisou ser adiado devido à pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada com respaldo no artigo 5º, da Medida Provisória 931/2020. O resultado é o retorno de mais de 3 milhões em benefícios para os cooperados.
Como nos anos anteriores, a Coocafé realizou uma pré-assembleia, esse ano em formato digital e multiplataforma, através do Facebook da cooperativa e pela rádio Mania FM 95,5. Durante a prévia do que seria transmitido durante a AGO, os diretores Fernando Cerqueira e Pedro Araújo também convidaram os associados a participarem do evento e deram orientações de como funcionaria. Desde que foi informada a realização da assembleia em formato digital, as unidades comerciais e administrativa da cooperativa foram as responsáveis por cadastrar os cooperados na plataforma Zoom.
No decorrer da AGO cerca de 80 associados estiveram conectados simultaneamente e Cooperaram de Casa. A reunião teve início às 9h, em terceira e última convocação. Seguindo o roteiro, foram apresentados o relatório de gestão, planos e metas para 2020 e a prestação de contas. Mesmo com a baixa safra vivenciada em 2019, a cooperativa levou mais de 3 milhões em resultado à disposição da AGO; o valor foi destinado e aprovado, por unanimidade, para retornar em benefícios para os associados, assim como o prêmio Fairtrade que será utilizado para subsídio de sacaria e desenvolvimento de qualidade. A assembleia votou e autorizou também a venda de bens imóveis e a construção da Unidade Comercial de Lajinha e escritório administrativo. Ainda durante a reunião, foram eleitos os Conselheiros Fiscais efetivos e suplentes para mandato 2020/2021.
O cooperado Juesélito Amaral, de Espera Feliz/MG, participou da AGO e deixou seu feedback com a assessoria de comunicação da Coocafé: “Foi muito organizado. Nunca tinha participado de uma assembleia virtual, como foi essa, mas entendo que por causa da pandemia essa foi a necessidade. A Coocafé está de parabéns pela organização”.
Com aprovação em todos os itens do edital, a Assembleia Geral Ordinária da Coocafé encerrou o ciclo 2019 e dá, agora, continuidade aos trabalhos em prol dos associados, parceiros e comunidade. O diretor presidente da Coocafé agradeceu a todos os participantes e reforçou que a cooperativa permanece a disposição dos cooperados para esclarecimento de dúvidas. O relatório de gestão está disponível no site: www.coocafe.com.br.
Confira a relação completa dos Conselheiros Fiscais eleitos:
Efetivos:
Hélio Luis de Amorim
Sebastião Garcia Pereira
Flávia Hubner de Oliveira
Suplentes:
Agostinho Bernardes da Silva
Maguinócio Cornélio
Júlio Maria Hybner Guimarães