CARANGOLA (MG) - “O ATeG vem para melhorara a vida do produtor, ajudá-lo a desenvolver seus potenciais e capacitá-lo. O programa é um divisor de águas, e temos um grande potencial de alavancar a cafeicultura em Carangola”. É o que afirma o técnico Igor Peron, apresentado ao grupo de 30 cafeicultores que começará este mês as atividades do Programa de Assistência Técnica e Gerencial oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com o Sindicato Rural de Carangola.
Além dos cafeicultores e do técnico, o encontro de apresentação contou com a participação do gerente do escritório regional de Viçosa, Marcos Reis, do presidente do Sindicato, Júlio Ferrari, e da mobilizadora, Fernanda Azevedo. Marcos Reis destacou o comprometimento dos participantes como ação fundamental para garantir o sucesso do Programa e chamou atenção para a importância do envolvimento da família no processo. “A participação de todos os familiares, e o conhecimento da atividade desenvolvida aumenta o interesse, especialmente dos filhos, em continuar os negócios da família”.
Victor Lopes Alves é um exemplo de sucessão familiar e trabalha como o irmão na propriedade da mãe, Ester Alves. Ele espera que o ATeG traga bons resultados com relação ao manejo e a produtividade. “Vamos ter acesso a tecnologias, inovação e processos que nos ajudem a melhorar a produção. Eu acredito que o acompanhamento do técnico vai nos ajudar muito”.
Lílian Moura / Senar de Viçosa