MANHUAÇU (MG) - Quem estiver em Manhuaçu e cidades vizinhas vai pagar R$ 59,28 para ir e voltar até Vitória (ES). Se a viagem for para Belo Horizonte, o valor é ainda mais salgado: R$ 63,26. Para chegar a até a praia pela BR-262 serão quatro postos de pedágio com valor previsto de R$ 7,41. Se for para a capital de todos os mineiros, são outras quatro paradas que chegam a custar R$ 8,91. É o custo de ter uma rodovia duplicada e com mais segurança. Pelo menos é o que prevê o projeto de concessão das BRs 262 (MG/ES) e 381 (MG).
De acordo com o plano de outorga serão instaladas onze praças de pedágio nos três segmentos das rodovias.
Entre Manhuaçu e Vitória são quatro pontos de pedágio: um em Martins Soares e três no Espírito Santo: em Ibatiba, Venda Nova do Imigrante e Viana. O valor inicial projetado para o pedágio nesses trechos será de R$ 7,41.
Outro quatro pontos de pedágio estão no trecho para Belo Horizonte: um deles entre Santo Amaro de Minas e Matipó (km 63) e outro em São Domingos do Prata (km 149). Ambos têm o valor de R$ 7,41. Depois, tem uma praça de pedágio em João Monlevade por R$ 7,90 e mais uma em Caeté (chegando em Belo Horizonte) com valor de R$ 8,91.
Os outros três pedágios estão no sentido Governador Valadares.
O projeto de concessão ainda estabelece descontos ao usuário frequente (DUF) para veículos leves e o desconto básico de tarifa (DBT) de 5% pela utilização da cobrança automática para todos os usuários.
A previsão é que o leilão seja feito esse ano. A concessionária deve assumir as rodovias ainda em 2021. Uma das críticas é que o modelo previsto já implanta a cobrança no segundo ano.
PROJETO
O projeto da concessão abrange 686,10 km de segmentos rodoviários, compreendendo os trechos da BR 381, de Belo Horizonte a Governador Valadares; e da BR 262, do entroncamento com a BR 381, em João Monlevade (MG), ao entroncamento com a BR 101, em Viana. O investimento total será na soma de R$ 7,73 bilhões em melhorias e outros R$ 6,9 bilhões em custos operacionais.
A concessão terá um prazo de 30 anos, prorrogável por mais cinco anos. A proposta da concessão se baseia em um modelo híbrido, levando em conta o critério de menor valor de tarifa de pedágio com o de maior valor de outorga fixa. A licitação será realizada na modalidade leilão junto à Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sessão em que se procederá a abertura e classificação das propostas.
A partir da data em que o compromisso entre governo e empresa vencedora for firmado, conta-se um prazo de 12 meses para que a empresa vencedora possa iniciar a cobrança de pedágio.
As obras iniciais de melhorias emergenciais da via começam já no primeiro ano de contrato, com foco na conservação da via. Além delas, também é implantado o serviço de apoio aos usuários, com sistema de pedágio e vigilância. Do 3º ao 8º ano de concessão, começam as obras de recuperação e as estruturais, como as duplicações.
As obras contemplarão duplicações, construção de retornos, passarelas, contenção de rodovia, acessos, pontos de ônibus, entre outras melhorias.
Reportagem Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó
Praças de Pedágio
P1 BR-381/MG – km 419 - Caeté-MG – R$ 8,91
P2 BR-381/MG – km 353,750 - João Monlevade - MG – R$ 7,90
P3 - BR-381/MG – km 287,250 Itabira- MG - R$ 9,06
P4 BR-381/MG – km 233,600 - Belo Oriente - MG - R$ 7,92
P5 - BR-381/MG - km 179,250 - Periquito - MG - R$ 7,41
P6 - BR-262/MG – km 149,750 - São Domingos do Prata - MG - R$ 7,41
P7 - BR-262/MG - km 63,500 - Manhuaçu - MG - R$ 7,41
P8 - BR-262/MG - km 18,500 - Martins Soares - MG - R$ 7,41
P9 - BR-262/ES - km 147,750 - Ibatiba - ES - R$ 7,41
P10 - BR-262/ES - km 97,050 - Venda Nova dos imigrantes - ES - R$ 7,41
P11 - BR-262/ES - km 26,600 - Viana - ES - R$ 7,41
Fonte Estudo de Tráfego