MANHUAÇU (MG) - O final de semana em Manhuaçu teve operação conjunta dos órgãos de segurança pública e de fiscalização sanitária para verificação do cumprimento das normas de funcionamento de bares. O objetivo foi acompanhar a adequação às normas do Programa Minas Consciente que permite o funcionamento dos estabelecimentos durante a pandemia do novo coronavírus.
A operação mobilizou veículos e profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Comissariado de Menores, Conselho Tutelar e Prefeitura de Manhuaçu, Vigilância Sanitária e Secretaria de Fazenda.
Durante a operação no sábado e domingo, 23/08, vários bares foram fiscalizados nos bairros Sagrada Família, Lajinha, Vila Deolinda, São Vicente, São Francisco de Assis, Ponte da Aldeia e Pouso Alegre.
Em todos os estabelecimentos foram encontradas irregularidades, tais como funcionamento fora do horário, sem documentos municipais (alvará de funcionamento e vigilância sanitária) e descumprimento de normas de vigilância sanitária de combate à Covid-19.
Como exemplo de normas sanitárias de prevenção ao contágio do Covid-19 descumpridas, foram registradas atividades de entretenimento, que não podem ocorrer nesses estabelecimentos, conforme estabelece o Governo do Estado de Minas Gerais, no plano ‘Minas Consciente’.
Devido ao descumprimento das normas de combate ao coronavírus, considerando que os donos dos estabelecimentos foram notificados pela vigilância sanitária na última semana. As novas condutas se amoldaram em infração penal prevista no artigo 268 do Código Penal, resultando no registro do boletim de ocorrência por parte da Polícia Militar.
Alguns estabelecimentos também estavam com a presença de menores de idade e foram adotadas as devidas providências pelo comissariado de menores.
Com informações da Polícia Militar