MANHUAÇU (MG) - A Secretaria de Obras da Prefeitura de Manhuaçu informou nesta quinta-feira, 10/09, que a intervenção que está sendo feita para instalação de guarda-corpo na ponte dos arcos é provisória.
A estrutura de contenção metálica montada na Ponte dos Arcos visa proporcionar mais segurança aos transeuntes, já que o guarda corpo original da ponte foi destruído pela enchente. A medida foi tomada por conta da demora para resolver o problema.
Diferente das outras pontes que já foram recuperadas, a Ponte dos Arcos é um patrimônio tombado e não pode ter suas características alteradas. Para realizar a obra, foi necessário a autorização de órgãos de proteção ao patrimônio histórico e cultural.
De acordo com a Prefeitura, o processo licitatório para restauração da Ponte dos Arcos está em fase de conclusão para a realização do pregão presencial no salão da sede do Paço Municipal.
Segundo a Secretaria de Obras, as características originais da Ponte dos Arcos não serão alteradas. Tão logo seja concluída a licitação, será dada ordem de serviço. Como é um bem tombado pelo Patrimônio Histórico do Município, a restauração deverá obedecer a todos os parâmetros do projeto original da ponte.
Redação do Portal Caparaó