MANHUAÇU (MG) - Na última segunda-feira (14/09), o TRE começou a enviar para os cartórios e postos de atendimento as urnas que serão utilizadas nos 853 municípios mineiros. Elas ficam armazenadas em um depósito do Tribunal na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde passam por manutenção e limpeza antes de cada eleição. Para o envio aos municípios, cada uma é embalada cuidadosamente em uma caixa própria.
O caminhão trazendo as urnas eletrônica chegou em Manhuaçu, na noite de quinta-feira, tendo pernoitado sob segurança na sede do 11º Batalhão e na manhã desta sexta, 18/09 foram descarregadas no cartório eleitoral da 167º Zona Eleitoral da Comarca de Manhuaçu.
De acordo com Savele Barros, chefe do Cartório Eleitoral, as urnas serão guardadas sob segurança até serem abastecidas com os dados dos candidatos desta eleição. “isso mesmo, elas ainda não possuem dados e antes de serão levadas para as sessões eleitorais de todos os municípios que compõem esta zona eleitoral”, explica Savele.
No final de outubro, começa a ser feita a carga das urnas, com a inserção dos dados de eleitores e candidatos. É depois desse processo que elas estarão prontas para receber os votos dos quase 16 milhões de eleitores mineiros para prefeito e vereador.
Além das urnas, a equipe da Coordenadoria de Controle Patrimonial (CCP) do TRE é responsável por organizar e enviar para as zonas eleitorais todo o material utilizado nas eleições, como canetas, cartazes e os cadernos de votação. Neste ano, a tarefa ganhou proporções ainda maiores, já que todos os cartórios e postos de atendimento receberão itens como álcool em gel, álcool líquido, máscaras e protetores faciais, para garantir a proteção de mesários e eleitores e minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.
Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br