Portal Caparaó - Macrorregião Leste do Sul continua na Onda Amarela
Economia

Macrorregião Leste do Sul continua na Onda Amarela

01/10/2020 - Atualizado em 01/10/2020 15h11

MANHUAÇU (MG) - Macrorregião Leste do Sul (Ponte Nova, Manhuaçu e Viçosa) continua na onda amarela. Na análise da microrregião de Manhuaçu o quadro é considerado Onda Vermelha. Os dados são do relatório do Programa Minas Consciente desta quarta-feira, 30/09. No entanto, cada prefeitura deve optar em qual onda permanece. Em geral, a região continua no mesmo cenário, já que os prefeitos estão seguindo a onda amarela.

Agora quatro macrorregiões de Minas estão na onda verde Leste, Jequitinhonha, Norte e Centro-Sul. As outras dez seguem na onda amarela. O quadro foi aprovado pelo Comitê Extraordinário Covid-19, que considerou, entre outros fatores, a taxa de contaminação nos municípios e a capacidade de atendimento médico.

O secretário-geral Mateus Simões destacou que, a partir da próxima segunda-feira (5/9), as cidades que estão em onda verde poderão iniciar a reabertura dos serviços educacionais. “Nesses locais da onda verde, poderão voltar a funcionar escolas infantis, fundamentais e de ensino médio - sempre dependendo da decisão do prefeito. É uma boa notícia no avanço do combate à pandemia em Minas Gerais”, disse.

Onda Amarela

As macrorregiões de Saúde Noroeste, Nordeste,  Centro, Vale do Aço, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Sul, Sudeste e Leste do Sul apresentaram índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela onda amarela.

Nesta fase, são permitidos:

- Bares (consumo no local);

- Autoescolas e cursos de pilotagem;

- Salões de beleza e atividades de estética;

- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;

- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;

- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;

- Comércio de itens de cama, mesa e banho;

- Lojas de móveis e lustres;

- Imobiliárias;

- Lojas de departamento e duty free;

- Lojas de brinquedos;

- Academias (com restrições)

- Agências de viagem

- Clubes

Onda verde

As macrorregiões Norte, Jequitinhonha, Leste e Centro-Sul apresentaram um quadro controlado da doença após passar 28 dias na onda amarela, o que permitiu o avanço para a onda verde, que permite a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio.

São eles:

- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo

- Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos

- Parques, zoológicos e jardins

- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê

- Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca

- Bares com entretenimento (shows e espetáculos)

- Serviços de colocação de piercings e tatuagens

Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.