Autoridades ligadas ao segmento da política cafeeira participam da abertura do 13º Simpósio de Cafeicultura de Montanha, no dia 18, às 9 horas, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia, em Manhuaçu (MG ). O simpósio deve reunir mais de 900 pessoas por dia em debates, palestras e visitas de campo sobre as tendências no setor cafeeiro.
Segundo o presidente da Aciam, Toninho Gama, este ano o evento vai abordar como o momento de turbulência vivido no mercado financeiro agravou a crise da cafeicultura. “Temos uma expectativa, pelo número de inscrições, melhor do que o ano passado. Acreditamos que teremos umas 1.800 pessoas participando nos dois primeiros dias e o dobro disso no dia de campo”, explica Toninho Gama.
Durante a tarde desta segunda, ele visitou os locais de estandes e palestras acompanhado do prefeito Sérgio Breder. O grande diferencial é que todo o espaço de debates e apresentações foi climatizado. “São 35 aparelhos de ar condicionado para garantir conforto aos participantes do evento”, afirmou.
Com temáticas de gestão, controle e planejamento, o produtor tradicional e os filhos, formados numa nova cultura, iniciaram uma mudança tecnológica e gerencial nas fazendas da região.
Este ano, o simpósio foca realidade econômica mundial. Com a necessidade de cortar mais custos e gerenciar a propriedade a fim de sobreviver a esse período, a tendência é um debate profundo sobre as perspectivas para o mercado cafeeiro.
Carlos Henrique Cruz - 10:19 - 17/03/09 - portalcaparao@gmail.com