MANHUAÇU (MG) - O casal Lázaro e Camila Moreira transformou a paixão por café em um negócio bem sucedido: a Cafeteria Café do Sonho. Depois de participar dos cursos de Classificação e Degustação, Barista e Cafés Especiais oferecidos pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, eles se sentiram preparados e, em 2017, construíram o espaço na própria casa, em Manhuaçu.
Atualmente o empreendimento tem mais dois pontos, na cidade de Realeza. O café expresso e o capuccino representam o maior volume de vendas nos locais, e a comercialização do Café do Sonho torrado fez a marca ultrapassar as fronteiras de Minas Gerais.
Clientes do Paraná e de Santa Catarina são os maiores compradores, mas o Café do Sonho também já chegou a outros estados, sempre reconhecido pela sua qualidade. “Muitas pessoas nos encontram pelas redes sociais e enviamos o nosso produto. Agora estamos estudando a possibilidade de abrir franquias da cafeteria”, comenta Lázaro.
Café campeão
O envolvimento com os cafés especiais levou Lázaro, que trabalha na manutenção de máquinas agrícolas, a se tornar também um cafeicultor. Assim, parte do café vendido pela marca é de produção própria, feita junto ao irmão Tobias Moreira e ao amigo Waldemar Ferreira. Em 2019 eles conquistaram o 1º lugar no concurso “Nosso Café”, categoria naturais, promovido pela Yara.
“Além da capacitação, o SENAR nos apoiou e deu espaço para divulgarmos o nosso produto e o nosso trabalho nos eventos que promovia. Com isso, pessoas de muitas regiões diferentes conheceram o nosso café”. – Camila Moreira, proprietária.
“O SENAR pega na mão e ensina a caminhar. Nos acolheu e incentivou desde o início, e segue nos auxiliando no que precisamos. Parte de tudo que o Café do Sonho é hoje, se deve ao SENAR. O nível de conhecimento dos professores é fantástico, e a mobilizadora, Isaura Paixão e o Sindicato dos Produtores Rurais, também realizam um excelente trabalho”. – Lázaro Moreira, proprietário.
Lílian Moura, de Viçosa