BELO HORIZONTE (MG) - Natural de Santa Margarida, o advogado criminalista Renato Matos lançou o livro "Crimes Associativos - Sociedades e Organizações Criminosas" (Dialética – 374 páginas) em que analisa a necessidade de reprimir associações voltadas para o crime que levou legisladores a criarem tipos penais associativos, que sancionam as condutas de seus sócios.
Diante desse problema, legisladores de todas as partes do mundo viram a necessidade de criarem crimes associativos, isto é, tipos penais associativos, que sancionam as condutas de seus sócios. São exemplos de tais crimes no Brasil: associação criminosa, organização criminosa, constituição de milícia privada, organização terrorista, dentre outros. A obra do criminalista Renato Matos que ora se apresenta tem por objetivo o estudo desses crimes.
Num primeiro momento, o autor reconstrói historicamente tanto o contexto da criminalização das "associações de malfeitores" do período Napoleônico na França, como também as dantescas aventuras criminosas de cangaceiros no nordeste brasileiro, que chocaram a opinião pública da nossa jovem Republica e ensejaram a criação do primeiro crime associativo do nosso ordenamento jurídico ("Quadrilha ou bando", antigo art. 288 do Código Penal).
Após tais esclarecimentos, o autor analisa e comenta então juridicamente cada um dos crimes associativos brasileiros, sem se limitar à mera reprodução de posições doutrinarias e jurisprudenciais majoritárias.
A obra menciona ainda doutrina e jurisprudência estrangeiras, discorrendo sobre como se tem dado a criminalização das associações de tipo mafioso na Itália e da Organizacija na Rússia.
Nasce assim um livro cativante, objetivo e reflexivo, capaz de informar juristas sobre um tema espinhoso do Direito Penal através de uma linguagem técnica e abalizada. Um livro isento e sem preconceitos sociológicos, capaz de abordar desde os costumes da Máfia até os rituais de iniciação do Primeiro Comando da Capital; de analisar desde a autopoiese do Comando Vermelho até a estrutura das temíveis organizações criminosas russas; de relacionar a dissolução do ETA com a do grupo do escândalo do Mensalão... enfim, uma obra única sobre o fascinante tema dos crimes associativos.
O advogado Renato de Souza Matos Filho é natural de Santa Margarida e atua em Belo Horizonte. Bacharel em Direito pela UFMG. Pós-Graduado em Direito Penal e Processual Penal.
Para saber mais e adquirir a obra, acesse:
https://www.editoradialetica.com/product-page/crimes-associativos