REDAÇÃO - Quinze campeões de quatro regiões produtoras e três campeões gerais. Os melhores cafés produzidos dentro do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café foram apresentados na tarde de quinta-feira (19/11), na premiação do 4º Cupping de Cafés Especiais do Programa ATeG, transmitida ao vivo na programação da Semana Internacional do Café - SIC. Houve premiação para cafés das Matas de Minas.
Abrindo o evento, conduzido ao vivo pelas jornalistas Mariana Palma e Nathalie Guimarães, o presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Roberto Simões, destacou a transformação que o programa vem fazendo na vida dos produtores rurais. "O SENAR incorporou a missão de oferecer assistência técnica e gerencial, e isso tem dado novo fôlego a produtores de várias cadeias produtivas. A experiência com o café mostrou que produtores assistidos têm se diferenciado muito positivamente".
Simões também anunciou para o primeiro semestre do próximo ano, a conclusão da construção do Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha; iniciativa da CNA em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES. A estrutura, que conta com salas de treinamento e laboratórios, será referência nacional em aprendizado e pesquisa na área do café.
O diretor-geral do SENAR, Daniel Carrara, fechou a premiação destacando como o Programa de Assistência Técnica e Gerencial ganhou destaque em Minas Gerais graças ao trabalho técnico do Sistema FAEMG, que ele disse ter “revolucionado” a aplicação da metodologia.
Alta qualidade
O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa e Q-grader, Marcos Reis, explicou, durante a premiação, como foi o processo de seleção e classificação das mais de 900 amostras recebidas. Todo o trabalho foi feito na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança por especialistas, voluntários e ex-alunos do SENAR MINAS. As notas, explicou Reis, foram uma média das apontadas por nove profissionais. Todas acima de 80 pontos.
Oportunidade de venda
A Café Três Corações novamente irá comprar os grãos dos dois primeiros colocados de cada categoria – natural e cereja descascado - de cada região. Ao primeiro lugar será ofertado R$ 2.300,00 por saca e, ao segundo, R$ 2.100,00. A plataforma Agrorigem também ofereceu aos produtores interessados atendidos pelo ATeG espaço para expor seus produtos para divulgação no mercado externo.
Por causa da pandemia, todos os troféus e certificados dos participantes do concurso serão enviados para suas propriedades, pelas mãos dos técnicos de campo do Programa ATeG.
Conheça os campeões do 4º Cupping de Cafés Especiais do Programa ATeG SENAR MINAS:
Campeões gerais:
1º - Marcelo dos Santos – Baependi
Região Sul de Minas – Categoria Natural – 90,30 pontos
2º - José Maurício de Souza – Conceição das Pedras
Região Sul de Minas – Categoria Natural – 88,25 pontos
3º - Célio Augusto da Silva – Cristina
Região Sul de Minas – Categoria Natural – 88,20 pontos
Campeões por região e categoria:
Matas de Minas – Cereja Descascado:
1º - Edimar Miranda – Araponga
2º - Josiane Aparecida de Lima – Araponga
3º - Geraldo da Silva Dutra – Manhuaçu
Matas de Minas – Natural:
1º - Joel Gilmar Emerich – Alto Caparaó
2º - Walci Luciano – Araponga
3º - Reinaldo Garcia dos Santos – Luisburgo
Cerrado - Natural:
1º - José Adilson Cândido Correa – Araxá
2º - Vasco Geraldo Witzel – Campos Altos
3º - Luisele Olinda Jaulino de Morais – Araguari
Chapada de Minas – Cereja Descascado:
1º - Sérgio Meirelles Filho – Capelinha
Chapada de Minas - Natural:
1º - Jovino Cordeiro de Paula – Angelândia
2º - Maurício Capistrano Costa – Medina
Sul de Minas – Cereja Descascado:
1º - Cláudia Maria Carneiro Bustamante Santana – Jesuânia
2º - Antônio Rodrigues de Miranda – Nova Resende
3º - Alessandro Marcos de Miranda – Nova Resende
Sul de Minas – Natural:
1º - Marcelo dos Santos – Baependi
2º - José Maurício de Souza – Conceição das Pedras
3º - Célio Augusto da Silva – Cristina