A Polícia Militar apreendeu, na sexta-feira, peças de várias bicicletas furtadas em Manhuaçu durante os últimos meses. Algumas vítimas já foram encontradas e recuperaram apenas partes de suas bicicletas. O esquema envolvia menores e funcionava porque tinha quem comprava os materiais furtados.
Na quinta-feira, uma bicicleta de Lincoln Moreira Gabriel, 22 anos, foi furtada numa casa na rua Aparício Caldeira. Policiais localizaram um garoto de 16 anos do bairro Matinha que apontou outro de 12 do bairro Lajinha como quem furtou a bicicleta.
Depois de vários levantamentos, os policiais chegaram a Guilherme Cândido Linto, 23 anos, no bairro Matinha. Em sua bicicleta estavam algumas peças pertencentes à bicicleta de Lincoln. O quadro foi encontrado com outro envolvido, Genúsio Rodrigues Silva, 44 anos, também do bairro Matinha.
O garoto de 12 anos furtou a bicicleta na quinta, às 14 horas, procurou Genúsio para fazer a troca em seguida. Segundo o rapaz, chegou a conversar com o avô do garoto e confirmou que a bicicleta era do menino.
A criança de 12 anos, que furtou a bicicleta e depois trocou, foi encontrada no centro de Manhuaçu já com a bicicleta que negociou com Genúsio. O menino afirmou que havia passado algumas peças da bicicleta para Guilherme e as outras colocou em sua bicicleta, que estava em casa.
Durante a conversa com os dois menores, de 16 e 12 anos, eles confessaram que furtaram outras bicicletas e que passaram para Francisco José Rodrigues, o “Gente Fina”, 43 anos, mecânico de bicicleta. Os dois também disseram que passaram peças furtadas para Alan Nunes da Silva, vulgo Bidé, 25 anos, no bairro Matinha.
O garoto de 16 anos levou os policiais até a sua casa. Lá foram encontradas algumas bicicletas e um quadro de bicicleta. As rodas foram vendidas para Gente Fina. O adolescente disse que uma das bicicletas foi comprada com o envolvido José Ferreira Benfica, o Campim. Esse alegou que tinha vendido era outra bicicleta, mas não pôde provar a procedências dos materiais recolhidos em seu ferro velho.
Os adolescente infratores disseram ainda que outro menor também pratica furtos de bicicletas com eles, um garoto de 14 anos do bairro Coqueiro. Ele também foi encontrado com uma bicicleta e não comprovou a sua origem.
Os menores relataram que passaram uma bicicleta furtada para Guilherme, ela foi repassada e encontrada com outro envolvido de 16 anos, do Engenho da Serra, que já mudou a cor da bicicleta.
Na oficina de Francisco José Rodrigues, o Gente Fina, foram encontradas peças ora passadas pelos menores e outras sem comprovação de procedência.
A Polícia Militar começou a encontrar vítimas dos furtos. Alguns estiveram no desenrolar da ocorrência e reconheceram partes de suas bicicletas. Maxmiller de Freitas Santana, do bairro Santa Luzia, teve sua bicicleta furtada no dia 19 e reconheceu algumas peças da mesma na casa de Guilherme Cândido Linto. O quadro da bicicleta já havia sido passado para o garoto de 12 anos.
Todos os envolvidos nessa confusão toda foram conduzidos para delegacia de policia com as bicicletas e peças apreendidas.
15:10 - 29/03/09 - portalcaparao@gmail.com