MANHUAÇU (MG) - Foi sancionada, no dia 03 de dezembro, a Lei Municipal 4.070/2020 que institui o Circuito Cicloturístico de Manhuaçu. A iniciativa foi um projeto de lei de autoria conjunta dos vereadores Administrador Rodrigo, Giovanni Professor e Inspetor Juninho Linhares.
A proposta apresentada no Legislativo é o primeiro passo de incentivo ao cicloturismo em Manhuaçu, especialmente tendo em vista o crescimento da atividade no município e na região. Nesse ano, por conta da pandemia e do período em que academias ficaram fechadas, muitas pessoas também descobriram no pedal uma nova opção de lazer e bem estar.
O circuito nasce com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta e o turismo ecológico e, com isso, promover a valorização da cultura e dos atrativos turísticos de Manhuaçu, notadamente as belas paisagens do meio rural.
“Por outro lado, queremos também que seja um incentivo à melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos por meio da promoção do lazer e da atividade física, bem como o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e a movimentação da economia do município”, destaca o vereador Administrador Rodrigo, que também é um dos praticantes do pedal em Manhuaçu.
Nesse primeiro momento, foram listadas 20 rotas para integrarem o circuito cicloturístico de Manhuaçu:
I - Bem Posta;
II - Boa Vista;
III - Coqueiro Rural;
IV - Engenho da Serra/ ETE;
V - Kracks 1;
VI - Kracks 2;
VII - Laje de Pedra;
VIII - Manhuaçu (cidade);
IX - Manhuaçuzinho;
X - Matinha;
XI - Monte Alverne;
XII - Ponte do Silva;
XIII - Pouso Alegre;
XIV - Realeza;
XV - Santo Amaro;
XVI - Sinceridade;
XVII -Ventania;
XVIII-Vila Formosa.
XIX – Barreiro
XX – Cabeceira da Roça Grande
Segundo o administrador Rodrigo, esse é o primeiro passo para investir na melhoria de sinalização e estrutura dessas rotas. “O município desenvolverá ações, através de políticas públicas, que levem à execução da lei e ao incentivo do cicloturismo em Manhuaçu”, destaca.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br