REDAÇÃO - Um grupo de empresários de Manhuaçu e região, detentores de uma das maiores reservas naturais de Grafite (Grafeno), Nióbio e Terras Raras do planeta, se reuniu, nos dias 11 a 23 de dezembro, em Dubai, com autoridades e líderes locais dos Emirados Árabes Unidos para tratarem de assuntos relacionados ao desenvolvimento desses elementos, que têm chamado a atenção de diversos países nos últimos anos. Na foto acima, os empresário Danilo Furtado e Luciano de Sales com as autoridades de Dubai Ahmed Abu Rajaa e Abdullah Alzaabi.
É necessário destacar a importância desses minerais extraídos da natureza para a evolução e expansão da tecnologia global, reconhecidos por diversos cientistas como os mais importantes para a próxima grande revolução tecnológica.
O Material do Futuro
Derivado do Grafite, o Grafeno é considerado o material do futuro pelos especialistas e impulsiona uma grande revolução na indústria tecnológica em virtude de suas propriedades únicas e suas diversas aplicações.
É a estrutura cristalina mais fina que existe, extremamente leve, transparente e flexível. É trezentas vezes mais resistente que o aço e é um ótimo condutor de eletricidade.
As propriedades desse material passaram a ser mais estudadas e divulgadas em 2004, graças ao trabalho dos cientistas Andre Geim e Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester, que, por isso, receberam o Prêmio Nobel de Física de 2010.
![]() |
O empresário Danilo Furtado e o cientista Konstantin Novoselov, Nobel em Física 2010 |
Assim, visto que todas as qualidades mencionadas foram encontradas em um único material, as pesquisas sobre as possibilidades de utilização do grafeno alavancaram, mostrando-se essencial para um avanço tecnológico global.
Possibilidades infinitas
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, o Grafeno é capaz de acelerar a velocidade da Internet; filtrar a água do mar transformando-a em potável; produzir baterias de alta performance revolucionando o mercado automobilístico no uso dos carros elétricos; carregar uma bateria de celular em segundos; produzir cimentos quase que indestrutíveis; gerar motores mais econômicos e menos poluentes e ajudar no sequenciamento genético.
Além das possibilidades citadas, possui propriedades muito específicas, que permitem isolar bem a umidade e o oxigênio, facilitando a conservação de alimentos, sendo usado em embalagens e revestimentos, ou mesmo usados em sensores que ajudarão a detectar e tratar diversas doenças.
O Grafeno também está sendo usado para desenvolver pesquisas com fones de ouvido, nano chips, telas touchscreen, assim como dispositivos biônicos.
Muitos avanços estão sendo obtidos, também, no campo da saúde e desenvolvimento humano, como por exemplo, o tratamento e possível cura do Alzheimer.
Terras Raras
As Terras Raras são minerais estratégicos para o país. Tem seu uso proeminente em áreas de alta tecnologia e com poucos ou nenhum substituto que proporcione desempenho igual ou superior.
Fazem parte do grupo 17 elementos químicos, entre eles o escândio (muito importante da indústria aeroespacial), európio, o túlio, o lantânio e o ítrio.
São as Terras Raras que possibilitam a existência de ímãs mais potentes e permitem a criação de aparelhos eletrônicos cada vez menores. Entre elas figuram também materiais como o neodímio, utilizado em discos rígidos de computador; o lantânio, usado em lentes de câmeras e telescópios; e praseodímio, utilizado para criar materiais de alta resistência usados em motores de aviões.
Vale do Grafeno
O projeto do grupo é grandioso, estratégico e palpável. Segundo Danilo Furtado, CEO do Grupo Golden Place e Beenes Bulgade, empresas administradoras das reservas, localizadas em Araxá, Triângulo Mineiro, um dos principais temas é a criação do Vale do Grafeno, um gigante polo sustentável onde laboratórios, indústrias e escritórios de diversos setores somarão forças e trabalharão em conjunto para usufruir dos inúmeros benefícios e aplicações do Grafeno em áreas distintas, como desenvolvimento de produtos finais e tecnologia de ponta, em benefício da população local e global.
![]() |
Os empresários Pedro Henrique Furtado, Pedro Paulo de Souza, Guilherme Dias, Diogo Amaral, Anderson Miguel Rodrigues, Luciano de Sales, Danilo Furtado, Fernando Simões, Bruno Felipe Fernandes e Fernando Pereira |
“Estamos à frente de uma oportunidade sem precedentes para a humanidade. As riquezas minerais do Brasil, especialmente a união entre Grafeno, Nióbio e Terras Raras, certamente irão impulsionar o nosso país para um novo patamar, com destaque no cenário político e econômico mundial, acima de tudo, de forma sustentável e com responsabilidade socioambiental”, afirma Danilo Furtado.