IPANEMA (MG) - Buscando conter o avanço da Covid-19 no município, a Prefeitura de Ipanema, tomou novas medidas no combate ao novo coronavírus. Segundo o decreto nº. 86 publicado na noite desta quarta-feira (13/01), a partir desta quinta, serão adotadas novas regras para com o horário de fechamento do comércio no município, além da manutenção da proibição de atividades de entretenimento e lazer em razão da situação de emergência por saúde pública.
O novo decreto estabelece que todo comércio terá seu funcionamento permitido, seguindo todas as medidas de prevenção, intensificar as limpezas do local e instrumentos de trabalho, disponibilizar máscaras para todos os funcionários. No documento fica estabelecido o fechamento dos estabelecimentos até às 22 horas. Bares, lanchonetes e restaurantes da cidade terão seu funcionamento reduzido com o novo horário de fechamento.
Para um maior controle dos números de contaminados os laboratórios públicos e particulares do município serão obrigados a notificar a Secretaria Municipal de Saúde todos os resultados de testes de diagnósticos do novo coronavírus dentro de 24horas.
A partir desta quinta-feira ficará proibido o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e também aglomerações de pessoas em praças, ruas e jardins. O descumprimento do novo decreto acarretará multa.
O novo decreto tem um prazo de validade, ficando vigente até o dia 26 de janeiro. Com tudo na véspera do seu vencimento será realizada uma reunião com o comitê de enfretamento para avaliar os resultados e tomar novas medidas contra o novo coronavirús.
COMITÊ COM MEMBROS DA SOCIEDADE
Na última terça-feira (12/01) foi realizada no salão Paroquial uma reunião com membros da sociedade para discutir as novas medidas para o enfrentamento da Covid-19. Participaram da reunião; médicos, enfermeiros, representantes da Câmara de Lojistas (CDL), pastores, membros da igreja católica, diretor de escola, secretários municipais e vereadores. O prefeito e vice também estiveram presentes.
Na ocasião foram discutidas medidas as serem tomadas e estabelecidas para elaboração do novo decreto. Diversos membros do comitê manifestaram para o fechamento total do comércio devido ao aumento de casos na cidade. O prefeito Júlio Fontoura, ressaltou a importância do comércio local, onde gera empregos e renda para diversas famílias.
“Nossa cidade passa por um momento muito difícil em relação a empregos e renda, sabemos que um fechamento total pode agravar ainda mais essa situação, por isso não somos a favor. Mas sabemos que se não houver a colaboração da população, medidas mais drásticas terão que ser tomadas. ” Conclui o Júlio.
Representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) firmou um acordo na reunião afim de orientar os comerciantes a cumprir os protocolos de distanciamento, uso de máscaras estabelecidos no novo decreto.
Membros da saúde pública reclamaram do cansaço ao longo dos meses em relação a pandemia. “Estamos a meses nesta luta contra o coronavirus, estamos com dificuldade em conseguir transferência, pois os leitos das cidades vizinhas e grandes centros estão lotados”. Disse Diego Almeida, vereador e assistente administrativo do Pronto Atendimento Municipal.
Uma nova reunião com o comitê será marcada para os próximos quinze dias para discutir os resultados e elaborar novas medidas.
Aílton Venâncio / Portal Ipanema