SANTANA DO MANHUAÇU (MG) - Santana de Manhuaçu, cidade que fica na Zona da Mata mineira, perdeu aproximadamente mil frascos de vacinas, sendo 13 contra a Covid-19, depois que a unidade de saúde São Lucas ficou sem energia elétrica. Cada frasco do imunizante contra o novo coronavírus tem 10 doses, o que totaliza 130 perdidas.
A prefeitura investiga se o caso foi criminoso. Além disso, a Polícia Civil também abriu inquérito. "A PCMG esclarece que se constatada qualquer ação dolosa ou culposa, o(s) envolvido (s) será(ão) indiciado (s) conforme determina a Lei", informou por nota.
Conforme registrado no boletim de ocorrência, o disjuntor do posto foi violado. Funcionários do centro de saúde chegaram para trabalhar e encontraram a caixa de energia quebrada. O fato está sendo apurado e, por enquanto, não há pistas sobre os suspeitos.
O caso foi constatado na segunda-feira (15). De acordo com a prefeitura, constantemente a equipe de saúde verifica a temperatura da sala e do freezer onde as vacinas são armazenadas. No sábado (12), dia da última conferência, nenhuma anormalidade foi encontrada.
Contudo, na segunda de manhã a unidade estava sem energia elétrica. Foi quando as enfermeiras verificaram que a caixa de luz estava quebrada. A Polícia Militar foi acionada e a regional de Saúde de Manhuaçu comunicada da ocorrência.
A prefeitura informou que algumas vacinas, como de sarampo e catapora, começaram a ser repostas nesta quarta-feira (17). Até o momento, o município recebeu 596 doses das vacinas Coronavac e Oxford, e aplicou em 200 pessoas. Os imunizantes perdidos representam 21,81% do estoque.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) não se manifestou sobre o caso.
O Tempo