MANHUAÇU (MG) - A Prefeitura de Manhuaçu publicou um decreto nesta sexta-feira, 26/03, com restrições ao funcionamento do comércio e limitação na venda de bebidas alcoólicas.
De acordo com a nova norma, Manhuaçu terá dois períodos de protocolo de fechamento mais rígido e três dias com as regras da Onda Roxa.
LEIA O DECRETO NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI (ARQUIVO EM PDF)
A partir de hoje, às 20:00hrs até às 05:00 do dia 29 (segunda-feira) quase tudo fechado. É o chamado protocolo de lockdown.
Na segunda, terça e quarta (dia 29 – segunda - às 05:01 ao dia 31 (quarta) às 20:00 voltamos a Onda Roxa do Minas Consciente.
Na quarta, às 20:01 (dia 31) voltamos ao protocolo de lockdown até o dia 05 (segunda) às 05:00.
Segundo o decreto, durante o período de funcionamento com vigência do protocolo de lockdown somente poderão funcionar as seguintes atividades e serviços:
I – Supermercados, mercearias, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e padarias, vedado o consumo no local e a manutenção de mesas e cadeiras internas ou nas calçadas, ficando proibida a entrada de menores de 12 (doze) anos nesses estabelecimentos;
II – farmácias e drogarias;
III - postos de combustíveis;
IV – serviço funerário;
V - distribuidoras de água mineral e gás;
VI – lojas de fornecimento de alimentos, inclusive para animais;
VII – fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água;
VIII - serviço de coleta de lixo;
IX – restaurantes em pontos ou postos de paradas nas rodovias, sendo expressamente vedada a comercialização de bebidas alcoólicas;
Sobre o funcionamento de delivery, o documento prevê que “Os estabelecimentos de venda de alimentos e bebidas para consumo domiciliar deverão prestar seus serviços de portas fechadas e exclusivamente por meio de entrega em domicílio (delivery), sendo vedada a entrega no local (em balcão)”.
Em outro ponto, o decreto proíbe, durante o protocolo de Lockdown, a venda de bebidas alcoólicas (Lei Seca), devendo os estabelecimentos isolarem as áreas destinadas a comercialização destas mercadorias.
Redação do Portal Caparaó