SIMONÉSIA (MG) - Cerca de 100 moradores da Comunidade Quilombola dos Belisários, em São Simão do Rio Preto, foram vacinados nesta quarta-feira 21/04, com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, pela Secretaria Municipal de Saúde de Simonésia, que segue obedecendo ao PNI- Plano Nacional de Imunização. Ao todo são 155 doses destinadas pelo Ministério da Saúde às pessoas dessa comunidade. As idades dos contemplados com a vacina variam entre 18 e 65 anos.
Quilombolas fazem parte do grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização e a comunidade em Simonésia, tem autoreconhecimento desde 2015, como afirmam documentos do Ministério do Desenvolvimento Social.
COMUNIDADES QUILOMBOLAS
As comunidades quilombolas são grupos com identidade cultural própria e se formaram por meio de um processo histórico que começou nos tempos da escravidão no Brasil. Elas simbolizam a resistência a diferentes formas de dominação. Essas comunidades mantêm forte ligação com sua história e trajetória, preservando costumes e cultura trazidos por seus antepassados.
A identificação de uma pessoa como quilombola é autodeclaratória, seguindo os mesmos princípios da Convenção nº 169 da OIT (para povos indígenas e tribais), que afirmam que “a autoidentificação como indígena ou tribal deverá ser considerada um critério fundamental para a definição dos grupos”.
As doses de vacinas contra a COVID-19, destinadas a Comunidade Quilombola dos Belisários, chegaram ao SUS de Simonésia, através do Ministério da Saúde, já contendo uma lista com os nomes que deveriam receberem o imunizante.