REDAÇÃO - Evento simbólico marca início do quadriênio 2021-2025 com professor André Diniz de Oliveira no reitorado e novos diretores-gerais em cinco campi. Já o Professor José Geraldo é reeleito para direção do Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste MG), sediado em Realeza, distrito de Manhuaçu.
Na próxima terça-feira (18), às 18h, a comunidade acadêmica do IF Sudeste MG vai assistir à Sessão Solene Simbólica da Transmissão do Cargo de Reitor e Posse de Diretores-gerais de sete campi da instituição.
Despede-se o professor Charles Okama de Souza, responsável pela gestão entre 2017 e 2021, dando lugar ao professor André Diniz de Oliveira, eleito reitor a partir de processo democrático (homologado em 28 de dezembro de 2020) que o torna apto a gerir a instituição multicampi até o ano de 2025.
O evento é aberto ao público e será transmitido pelo canal do IF Sudeste MG no Youtube (@IFSudesteMGVideos), simbolizando a mudança que ocorreu, oficialmente, de 26 para 27 de abril de 2021.
Durante a cerimônia solene, será apresentado o novo reitor e empossadas as novas diretoras-gerais dos campi: Barbacena, Alcimara A. Andrade de Paula; São João del-Rei, Teresinha Magalhães; e Juiz de Fora, Cláudia Valéria Gávio Coura. Além delas, tomarão posse na mesma solenidade os novos diretores-gerais dos campi. São eles: Benedito Zomírio de Carvalho (Santos Dumont), José Manoel Martins (Rio Pomba), Fausto de Marttins Neto (Muriaé) e José Geraldo Soares (Manhuaçu). Os dois últimos foram reeleitos, enquanto os demais assumem o cargo pela primeira vez. Também é inédito o caráter virtual da cerimônia, pois nunca antes uma mudança de gestão no IF Sudeste MG havia sido realizada de maneira remota.
Demonstrando grande expectativa e confiança no novo mandato, André Diniz reafirmou o compromisso do IF Sudeste MG com a continuidade do enfrentamento à pandemia: “É um momento muito difícil, sempre tivemos esta consciência. Contudo, a gente enfrenta não só com resignação, mas também como um ato de resistência. A partir do momento em que a gente acredita na educação como forma de emancipação das pessoas, estar à frente do IF Sudeste MG é um ato de confirmação da educação como grande vetor de transformação de vidas”. Dentre as principais formas de enfrentamento à pandemia e ao pós-pandemia está o Projeto Reencontro, iniciado pela instituição em 2020 com o objetivo de avaliar e construir a retomada de atividades presenciais, ao mesmo tempo em que oferece subsídios ao Ensino Remoto Emergencial.
Entre os pilares da nova equipe gestora, está a humanização: “a gestão deve ser feita a partir das pessoas e para as pessoas. Elas precisam ter relevância nas decisões”, destacou André. O avanço nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão também é prioritário para o novo reitor, que pretende dedicar maior atenção à formação integral dos estudantes, à indissociabilidade da referida tríade e outros pontos inerentes aos institutos federais, tais como a verticalização do ensino.
Perfil André Diniz
O novo reitor do IF Sudeste MG é bacharel, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Antes de assumir o cargo de gestor máximo, ele atuou no IF Sudeste MG, entre 2010 e 2021, como diretor-geral do Campus Santos Dumont. Contudo, o ingresso para o quadro da instituição se deu como professor efetivo do Núcleo de Eletrônica e Automação do Departamento de Educação e Tecnologia do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora. Sua experiência profissional abrange a área de Instrumentação e Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais e, especificamente, os temas: eletrônica digital, microcontroladores, automação industrial e sinalização ferroviária. Desenvolve conceitos e técnicas pedagógicas para o ensino de circuitos elétricos e eletromagnetismo. Enquanto diretor-geral, teve como foco a Gestão da Educação Pública com as seguintes perspectivas: história institucional, conceituação de gestão e educação, legislação aplicada, percepção político-geográfica, percepção geográfico-cultural, percepção institucional e de rede, administração escolar (organograma, infraestrutura, recursos humanos, orçamento), gestão pedagógica e gestão de pessoas. Atualmente, André Diniz também se encontra na fase de conclusão do Pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), tendo como título de projeto de pesquisa: “O Ensino Médio Integrado como centro das ações, gerador e receptor dos movimentos didáticos e pedagógicos: Um olhar sobre práxis do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont”.
Conheça José Geraldo Soares
Professor José Geraldo Soares foi reeleito pela comunidade acadêmica nas eleições realizadas no fim de 2020 e segue na condução do Campus Manhuaçu pelos próximos quatro anos. Ele é graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela mesma instituição. Foi professor do curso de Agronomia do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara e também do Instituto Federal Goiano - Campus Iporá. Ingressou para o quadro de servidores do IF Sudeste MG em 2015, como professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Campus Manhuaçu. José Geraldo tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia - Olericultura, Fruticultura, atuando principalmente nos temas: planejamento agrícola, cultivares, adubação, culturas, produção de mudas de hortaliças, frutíferas diversas, propagação de frutíferas e manejo de culturas, além de culturas anuais (grandes culturas como soja e feijão), perenes e Cafeicultura.
Em sua proposta de gestão, o diretor destacou como principal propósito a expansão e a consolidação do Campus Manhuaçu, por meio de uma gestão compartilhada, com participação da comunidade. Qualidade de vida dos servidores e discentes e valorização da vida, com melhorias no ambiente de trabalho e educacional, também são pontos em que ele se propôs a trabalhar. E, em consonância com o novo reitor eleito, José Geraldo busca valorizar a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão, com vistas a oferecer aos discentes uma preparação completa para o exercício profissional.
Com informações da Assessoria de Imprensa do IF Sudeste MG