Uma das determinações da Secretaria Municipal de Saúde, através do Secretário Luiz Prata, com total respaldo do Prefeito Sérgio Breder, tem sido fortalecer os serviços da Vigilância Sanitária do município. Várias são as ações desenvolvidas para garantir a saúde da população. O setor de Vigilância Sanitária de Manhuaçu, agora funciona à Rua Amaral Franco, 140, 2º Andar, centro, anexo aos Setores de Epidemiologia e Vigilância Ambiental, ambos ramificações da Vigilância em Saúde. O setor conta com um quadro funcional estável, sendo 12 agentes fiscais, um coordenador, um fiscal farmacêutico e um médico veterinário.
A MISSÃO
De acordo com a coordenadora da VISA de Manhuaçu, Maria Lúcia, a meta é promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capacitação, educação, informação, apoio técnico, fiscalização, supervisão e avaliação. Sendo um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. A Vigilância Sanitária (VISA) é responsável por promover e proteger a saúde e prevenir a doença por meio de estratégias e ações de educação e fiscalização. Esta é a fundamentação teórica em que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o SUS (Sistema Único de Saúde) definem a Vigilância Sanitária.
ATUAÇÃO EM MANHUAÇU
A VISA é responsável pelo atendimento às denúncias apresentadas pela população, por menor que seja, até inspeções elaboradas e altamente complexas, englobando todos os estabelecimentos do município, inclusive residências que venham a trazer transtornos. Os estabelecimentos comerciais são classificados de acordo com os riscos que os mesmos oferecem e inspecionados mais vezes de acordo com o risco epidemiológico no qual são classificados. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, de 07:00 às 18:00, à Rua Amaral Franco, 140, 2º Andar, centro, antiga Câmara de Vereadores, telefone: 3332 3580.
Luiz Nascimento - 21/04/09 - 11:28 - portalcaparao@gmail.com