MANHUAÇU (MG) - Aproxima-se de 22 milhões o número de contribuintes que já transmitiram sua Declaração de Imposto de Renda exercício 2021 ano-base 2020. O prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda permanece sendo 31 de maio.
Em entrevista ao Portal Caparaó, os contadores da Ética Contábil e Jurídica, Adolpho Portes de Carvalho e Gilmar Veloso, disseram que a expectativa deste ano é que 36 milhões de declarações serão recebidas pela Receita Federal do Brasil. Eles alertam que muitas pessoas acabaram se confundindo com a possibilidade do adiamento do prazo, mas isso não foi concretizado.
Os contadores da Ética Contábil Jurídica ressaltam que o sistema da Receita Federal fica disponível durante vinte horas por dia, permanecendo inoperante apenas entre 1h e 5h da manhã.
Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Declaração Pré-preenchida
A declaração pré-preenchida resgata informações que a Receita Federal já possui, evitando erros no preenchimento e simplificando o envio da declaração de imposto de renda.
Com o certificado digital, o contribuinte pode ter acesso com mais precisão e rapidez.
Auxilio Emergencial
O Auxílio Emergencial no Imposto de Renda 2021 é uma das principais novidades da declaração este ano. “Quem recebeu o benefício e teve rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76 em 2020 terá que informar os valores no IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) para acertar as contas com o Leão”, informou o contador André Farrath.