MANHUAÇU (MG) - Em nota oficial divulgada nesta sexta, 04/06, a Prefeitura de Manhuaçu informou que seguirá a última Deliberação do Estado de Minas Gerais em razão das novas medidas adotadas para conter o avanço da Covid na região Leste Sul. A macrorregião Leste do Sul, da qual faz parte a microrregião de Manhuaçu, está entre as cinco regiões do estado que a partir de domingo, dia 06 de junho, passarão a adotar medidas mais restritivas de combate à Covid-19. A decisão aconteceu na manhã desta quinta-feira após reunião do comitê extraordinário do Minas Consciente.
Mantida na onda vermelha, a região passa por uma análise ainda mais minuciosa nos quesitos “Incidência” e “Espera por Atendimento”. A combinação desses dois indicativos resulta no “Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável”, no qual passam a vigorar as seguintes restrições:
- Proibição de eventos e de atrativos culturais e naturais;
- Proibição de atividades em academias, clubes e salões de beleza;
- Alimentação em bares e restaurantes limitada até às 19horas (após este horário, apenas por entrega – delivery, proibida a retirada em balcão).
Falta de vagas
Há uma semana a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde (SRS) vem alertando sobre a superlotação dos leitos de Covid disponíveis na “Macrorregião Leste do Sul”. Hospitais, como o Padre Júlio Maria em Manhumirim, viu sua capacidade máxima de 40 leitos de enfermaria se esgotar rapidamente. Cenário também muito preocupante é o encontrado na Unidade de Apoio Respiratório - UAR de Manhuaçu. O que era para ser uma porta de entrada para pacientes com suspeita de contaminação por Coronavírus, se tornou mais uma opção de internação devido à falta de vagas em hospitais de referência como o Hospital César Leite. Para se ter uma ideia, ontem, quando enquanto o Comitê estadual se reunia, 10 pessoas aguardavam leitos de UTI na UAR.
Ações de prevenção e fiscalização
Uma campanha está acontecendo com objetivo de reforçar a conscientização para evitar aglomerações, lembrar a importância do uso de máscaras e proteção facial e demais atitudes que são imprescindíveis para frear disseminação do vírus.
Neste final de semana, os fiscais da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Fazenda vão novamente, com o apoio das forças de segurança, percorrer vários locais do município.
Redação do Portal Caparaó - Com informações da Prefeitura de Manhuaçu