Portal Caparaó - Sistema de monitoramento do rio quer agilizar alertas de inundações
Geral

Sistema de monitoramento do rio quer agilizar alertas de inundações

14/06/2021 - Atualizado em 15/06/2021 21h57

MANHUAÇU (MG) - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manhuaçu realizou na manhã da quinta-feira (10/06) uma reunião com o intuito de apresentar a atualização de um projeto de Sistema de Alerta e monitoramento de cheias.

Estiveram presentes representantes da ONG Pró-Rio Manhuaçu, Bombeiros, Subprocuradoria do Município, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Planejamento e vereadores com o intuito de apresentar a atualização de um projeto de Sistema de Alerta e monitoramento de cheias.

O objetivo do sistema é dar mais eficiência na comunicação de possíveis elevações do rio, garantindo mais confiabilidade nas informações que chegam para a população, agilizando e evitando prejuízos por conta das cheias.

Senisi Rocha, servidor da Secretaria de Meio Ambiente,  esclarece que a medida ainda pretende diminuir com os boatos e informações desencontradas que ocorrem sobre a cheias, por falta de um sistema eficiente. “Durante o período de chuvas, surgem muitas especulações e boatos com relação a tromba d'água, rompimento de barragens, e esse sistema é muito eficiente, é preciso, ele monitora o comportamento da precipitação da chuva e os níveis do leito do rio, desde a cabeceira. Então evita-se essa especulação”, comenta o servidor.

A instalação desse sistema é uma medida de curto prazo, pois ele avisa sobre as elevações do rio, mas não evita. Outro estudo está sendo atualizado para que seja possível diminuir a elevação do rio em períodos de cheias. Outra medida que já vem sendo executada pela Secretaria de Obras e o Samal é a limpeza do rio e suas margens, desobstruindo o leito e dando mais vazão à água. O sistema de alerta de cheias, apresentado nessa reunião, será estudado para levantamento de recursos e execução do projeto.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.