REDAÇÃO - O presidente do CIS-Caparaó, Sérgio Lúcio Camilo, está buscando projetos para oferecer condições mais vantajosas para atender aos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Multissetorial da Região do Entorno do Caparaó na gestão de resíduos sólidos. A iniciativa tem objetivo de eliminar lixões e apoiar municípios em soluções sobre a destinação de resíduos sólidos e na reciclagem de materiais.
O presidente do CIS-Caparaó, Sérgio Lúcio Camilo, com o secretário executivo, Felipe Rodrigues Clemente, o gerente administrativo, Heitor Silva Alves e o engenheiro ambiental, Alberto Costa Marçal Pereira, visitaram o CIMVALPI (Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga) em Ponte Nova. O consórcio é um dos pioneiros na gestão associada de resíduos sólidos e irá implementar em breve o seu Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos/PIGIRS, desenvolvido após alguns anos de estudo.
A comitiva do CIS-Caparaó foi muito bem recepcionada pelo Diretor Institucional do CIMVALPI, José Adalberto de Rezende e toda sua equipe. Eles compartilharam experiências exitosas e colocaram a entidade à disposição do CIS-Caparaó. Além da Gestão Associada de Resíduos Sólidos, o CIMVALPI atua na área da Iluminação Pública, bem como na aquisição de asfalto (PMF).
A comitiva do CIS-Caparaó também visitou projetos na região metropolitana de Belo Horizonte e conheceu outros modelos e propostas também em Contagem.
Já em Manhuaçu, nesta terça-feira, houve reunião para analisar a possibilidade de adesão a Chamada Pública n° 1, do Ministério do Meio Ambiente, que tem como finalidade a seleção de projetos de implantação de usinas de triagem mecanizadas de resíduos sólidos urbanos, a serem executados por Consórcios Públicos situados no Estado de Minas Gerais.
De acordo com o presidente do CIS-Caparaó, Sérgio Camilo, a preocupação é garantir apoio aos municípios do consórcio com as melhores condições para a destinação ambientalmente adequada de resíduos, por meio da reciclagem e recuperação de materiais.
Redação do Portal Caparaó