MANHUAÇU (MG) - Morreu na noite desta segunda-feira, 28/06, o radialista e narrador esportivo Roberval Antunes, aos 65 anos, por complicações da Covid-19. “Garotinho”, como era carinhosamente conhecido por todos, sempre com a marca registrada de um sorriso amigo, brincalhão, cativava facilmente a amizade das pessoas.
Roberval Antunes iniciou no rádio bem cedo. Trilhou o caminho da Radiodifusão em Nova Lima. Depois passou por outras emissoras, dentre elas as rádios Itaperuna, Manhumirim e Manhuaçu, onde encerrou a carreira em 2015. Também participou da vida pública de Manhuaçu e concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores. Na internet, manteve o Portal do Garotinho.
Entretanto, nunca deixou de ser um comunicador, pois carregava nas veias a vontade de comunicar, devido a versatilidade que sempre foi característica do radialista e narrador, Roberval Antunes.
Ele estava internado desde o dia 16, na UTI Covid-19 do Hospital Cesar Leite, para tratamento da doença. Infelizmente seu quadro se agravou. Sofreu duas paradas cardíacas, sendo a última na madrugada de sábado.
Manhuaçu perde uma pessoa singular e a comunicação regional perde um grande profissional. Talentoso, apresentava programas musicais e narrava futebol por todos os cantos do Brasil. Fez história no rádio, com sua voz marcante e criatividade artística. Como narrador esportivo, sempre criava várias expressões, para a transmissão ficar mais emocionante.
O rádio sempre foi a vida dele. Sempre fez do rádio a sua casa e, dali levava alegria a milhares de pessoas. Pelas redes sociais, ex-colegas de trabalho despediram do “Garotinho” como a notícia mais triste. “Uma voz que cala e, um sorriso que se apaga para sempre”.
TRAJETÓRIA
Filho da dona Terezinha Antunes, hoje, aos 91 anos, vive em Governador Valadares. Casado com Josiana e pai de quatro filhos (Lourival, Marcela, Josué e Paulinho) e avô de três netas e dois netos (Camile, Maria Luíza e Débora; Moisés e Miguel).
Início
Roberval começou a a trabalhar na construtora Camargo Corrêa, na construção do metrô, na praça da Sé, em São Paulo. Posteriormente, foi transferido para Belo Horizonte e trabalhou na construção do anel rodoviário da capital mineira. Ser operário não era sua vocação, mas uma necessidade de momento. Em 1979, Kafunga (Olavo Leite Bastos-1914/1991), ex-goleiro do Atlético o levou para fazer um teste de goleiro no tradicional Villa Nova Atlético Clube, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Carreira
José de Matos Coelho o convidou para trabalhar na Rádio Aurilândia em Nova Lima. Fez um teste na emissora, foi aprovado, e passou a narrar futebol, principalmente, jogos do Villa Nova. De Nova Lima, foi para a rádio Cultura, de Linhares, rádio Vanguarda, de Ipatinga, rádio Itabira, rádio Muriaé, rádio Campista, de Campos dos Goytacazes, rádio 13 de Julho, de Mantena, rádio Ibituruna, de Governador Valadares, rádio Manhumirim, rádio Teófilo Otoni, Rádio Itaperuna e rádio Manhuaçu, em três períodos distintos. Foram 17 anos no programa "Alô Cidade" e no departamento de esportes, com Dairton Alves, transmitindo jogos do Ypiranga no campeonato mineiro.
Coberturas
O destaque maior ficou por conta da transmissão da partida Colo Colo e Cruzeiro, em Santiago, no Chile. Pela rádio Manhumirim, cobriu a posse do presidente Fernando Collor de Melo, em Brasília, em 1989. Na política, Roberval foi candidato em 2012 a vereador em Manhuaçu, obtendo votos em todas as urnas, ficando com a primeira suplência, pelo PSB (Partido da Social Democracia Brasileira).
Roberval Antunes estava radicado em Manhuaçu desde 1980.
Fontes: www.carlosferreirajf.blogspot.com e Eduardo Satil - Cidade Total